Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Alteração da denominação da especialidade médica de "Medicina Geral e Familiar" e reconhecimento oficial do termo "Médico de Família"

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República; Ex.mo Dr. Bastonário da Ordem dos Médicos; Ex.mos membros do Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos

Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República, Ex.mo Dr. Bastonário da Ordem dos Médicos e Ex.mos membros do Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos,

A presente petição aborda um assunto cada vez mais preemente nos nossos dias tendo em consideração uma série de fatores, entre os quais o cada vez maior número de Médicos Indiferenciados (denominados Clínicos Gerais) derivados do elevado número de médicos recém-formados sem acesso a uma especialidade.
Como é de conhecimento geral, a principal função da atual Medicina Geral e Familiar é ser fornecer cuidados primários de qualidade, servir de forma de acesso aos cuidados secundários bem como privilegiar a prevenção, por vista a garantir uma melhor qualidade de vida ao utente e à sua família como um todo, redução da morbi-mortalidade e, por conseguinte, redução da necessidade de cuidados de saúde secundários mais dispendiosos.
O termo atual, Medicina Geral e Familiar, não só não reflete esta vertente fundamental da especialidade como também causa confusão na população com os nossos colegas denomidados Clínicos Gerais (médicos indiferenciados), sem querer de todo desvalorizar o seu papel no serviço de saúde. A quantidade destes mesmos colegas prevê-se que só irá aumentar nos próximos anos, gerando nos utentes ainda maior incerteza enquanto à funcao e diferença entre os mesmos.
Por conseguinte, os assinantes da presente petição propõe que a denominação da Especialidade de “Medicina Geral e Familiar” seja alterada para “Medicina Preventiva e Familiar”, "Medicina Primária e Familiar" ou simplesmente "Medicina Familiar".
Para além do anteriormente exposto, propõe-se também que, à semelhante do que acontece noutras especialidades (como, em jeito de exemplo, Cardiologia, em que os especialistas são oficialmente denominados por Cardiologistas), o termo “Médico de Família” seja tornado oficial como a denominação do especialista na atual Medicina Geral e Familiar (possível futura Medicina Preventiva e Familiar, Medicina Primária e Familiar ou Medicina Familiar).

Com os melhores cumprimentos, os subscritores,



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
24 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.