MCDTs na PDS
Para: Exm.º Sr. Ministro da Saúde
A disponibilidade de meios complementares de diagnóstico e tratamento (MCDTs) é fundamental para a actuação eficaz dos Cuidados de Saúde Primários.
No entanto, constatamos diariamente que os resultados de muitos MCDTs realizados e comparticipados pelo Estado não chegam ao médico de família que os requisitou (por esquecimento dos utentes, transvio, etc.).
Verificamos também que os MCDTs realizados nos Hospitais raramente ficam acessíveis ao médico de família, apesar de muitas vezes serem necessários para a tomada de decisão clínica em Medicina Geral e Familiar.
Ademais, chegando os resultados dos MCDTs ao médico de família, este consome parte importante do seu tempo de consulta transcrevendo os referidos resultados para o processo clínico informatizado do utente. Todos estes factores trazem ineficiência e muitas despesas ao Serviço Nacional de Saúde.
Por isso pedimos a V. Ex.ª que implemente a partilha automática dos resultados dos MCDTs na Plataforma de Dados em Saúde (PDS), devendo os resultados ser introduzidos pela instituição que os executar (Clínicas e Laboratórios convencionados, Hospitais, etc.) e ficar disponíveis para os próprios utentes e o seu médico de família.