Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Por mais comboios em Alcântara-Terra

Para: Ministro do Ambiente; Presidente da CP, Comboios de Portugal; Presidente da IP, Insfraestruturas de Portugal

Assine e divulge.
Só com o seu apoio as iniciativas populares podem ter sucesso junto dos decisores do Estado e da administração das empresas públicas.
Obrigado pelo seu apoio.

Esta petição pretende

* Aumentar a frequência de comboios que servem a estação de Alcântara-Terra, em Lisboa
* Melhorar as condições da estação em termos de conforto e segurança dos passageiros


A petição estará a receber assinaturas pelo menos até ao dia 1SET2017

* Se recolher pelo menos 500 assinaturas, faremos o possível por entregá-la em mão aos destinatários abaixo
* Quaisquer questões, sugestões ou contributos em geral poderão ser enviados para [email protected]
* Acompanhe a atividade no facebook em https://www.facebook.com/maiscomboios/



Texto a enviar aos destinatários:
_____________________________________________

Ex.mos Srs.

Ministro do Ambiente
Presidente da CP, Comboios de Portugal
Presidente da IP, Insfraestruturas de Portugal



A estação de Alcântara-Terra é utilizada diariamente por milhares de passageiros. A Linha de Cintura é uma linha fundamental para quem mora na zona de influência daquela estação, mas também para muitas pessoas provenientes da Linha de Cascais. Trata-se de uma linha urbana da maior relevância, por atravessar Lisboa através de zonas tão importantes como Sete Rios, Avenidas Novas, Areeiro e Parque das Nações, permitindo distribuir os passageiros que chegam da Linha de Cascais por todos estes destinos de trabalho.
A Linha de Cintura, bem interligada com a Linha de Cascais em Alcântara-Terra, retira milhares de passageiros da Estação do Cais do Sodré e das linhas de Metro e Carris que servem as zona acima listadas.

Nós, os utilizadores da Estação de Alcântara-Terra, estamos porém mal servidos e vimos pedir a atenção de V.as Ex.as para os 2 pontos abaixo:

1 - Frequência dos comboios

Ex.mo Sr. Presidente da CP

Atualmente há partidas de meia em meia hora desta estação. Esta frequência contrasta de forma gritante com os comboios a cada 6 minutos, na hora de ponta, na Linha de Cascais. A juntar à deslocação a pé entre as estações de Alcântara-Terra e Alcântara-Mar, é preciso ainda acrescentar o tempo imposto por esta baixa frequência. Tudo piora quando por qualquer razão se perde um comboio, o que acrescenta meia hora ao trajeto.

Não se compreende que numa linha urbana com esta relevância a frequência seja de apenas 2 comboios por hora. É preciso aumentar a frequência dos comboios a servir Alcântara-Terra pelo menos para um comboio a cada 15 minutos. Esta frequência adicional, a intercalar nos horários atuais Alcântara-Terra - Castanheira do Ribatejo, para ser eficaz deverá circular até ao Parque das Nações, cobrindo toda a zona urbana de Lisboa.

Temos consciência do elevado tráfego na Linha de Cintura. Em caso de justificada impossibilidade de se realizar este percurso Alcântara-Parque das Nações por estas frequências adicionais, propomos que o comboio circule pelo menos até ao Areeiro ou que volte a ser utilizado o cais de Entrecampos Poente, atualmente desativado, para terminar esta frequência. Esta solução, não sendo a ideal, permitiria o transbordo, para os comboios da Linha de Sintra, que são muito frequentes, dos passageiros que precisam de continuar.

Solicitamos ainda a circulação de comboios ao fim de semana nesta estação. Os passageiros que precisam de se deslocar para a vasta zona servida pela Linha de Cintura ficam ao fim de semana privados de o fazer, necessitando de utilizar outros meios de transporte, ainda que tenham o passe mensal CP. A existência de comboios ao fim de semana será também útil aos veraneantes com destino à praias da Linha de Cascais.

2 - Estação de Alcântara-Terra

Ex.mo Sr. Presidente da IP

O único cais atualmente utilizado pelo comboio Alcântara-Terra - Castanheira do Ribatejo é exíguo para a quantidade de passageiros à chegada do comboio. As pessoas perdem bastante tempo a deixar a estação, com a agravante da sua progressão ser retardada pelos passageiros acumulados, aguardando para entrar no comboio. É preciso ainda referir que muitos dos passageiros têm pouco tempo para percorrer a distância até Alcântara-Mar e apanhar o comboio da Linha de Cascais, o que torna esta situação mais gravosa.

Vimos assim solicitar a V.a Ex.a que encete melhorias na Estação, nomeadamente tornando utilizáveis ambos os cais que servem o comboio, ou alargando o atual, e eliminando as restantes zonas de conflito de circulação de passageiros.

Solicitamos ainda que a ligação da Estação ao renovado Largo de Alcântara seja melhorado, com piso liso em vez da atual calçada irregular, e com instalação de rampas, pois após as obras realizadas pela CMC, este será o acesso privilegiado, nomeadamente para realizar o percurso para a Estação de Alcântara-Mar a pé ou de bicicleta.


Nós, abaixo-assinados utilizadores frequentes da Estação de Alcântara-Terra, ou que não o somos atualmente pelas deficiências que esta Petição pretende ver resolvidas, vimos solicitar a V.as Ex.as a melhor atenção e prioridade de ação, de modo que esta linha realize o seu enorme potencial de arco urbano de transporte de grande volume de passageiros.

Melhores cumprimentos



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 01 junho 2017
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
301 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.