2018 - ANO DA FRATERNIDADE

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República

Humana Fraternitas - Petição Pública

2018 ANO DA FRATERNIDADE

Celebrando-se em 2018 o 70º Aniversário da Proclamação da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, a Associação Humana Fraternitas, no cumprimento dos seus fundamentos estatutários, procura desenvolver ideias e actividades para a promoção dos valores da Fraternidade Humana expressos nos princípios constitutivos das Nações Unidas e da DUDH.

Neste sentido, submete à subscrição pública o pedido a dirigir à Assembleia da República para que o ano de 2018 seja declarado ANO DA FRATERNIDADE, como importante passo para que o dia 10 de DEZEMBRO venha a ser instituído oficialmente como DIA INTERNACIONAL DA FRATERNIDADE, sensibilizando para a necessidade vital de fomentar o estabelecimento da Tolerância e da Paz entre os Homens.

Esta proposta, aberta à subscrição de todos os cidadãos, inscreve-se nos princípios e valores da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que proclama logo no seu artigo 1º :Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de raza~o e conscie^ncia, devem agir uns para com os outros em espirito de fraternidade.

A Associação Humana Fraternitas pretende agregar Cidadãos livres, oriundos de diferentes nacionalidades, culturas, gerações e condições sociais, convergentes na ideia de que a Fraternidade é um dever de acção cívica e moral e uma necessidade evolutiva inalienável da grande Família Humana.
Nos objectivos fundacionais da Humana Fraternitas está prevista uma ampla mobilização de vontades no sentido de erigir um MONUMENTO À FRATERNIDADE, de expressão e acessibilidade universal que, pela filosofia, pela arte e pela comunicação, possa servir de referência e estímulo ao desenvolvimento da Fraternidade Humana a que apela a DUDH.

Esta petição foi criada em 08 Dezembro 2017