Por um Hospital de Ovar de Proximidade, de Qualidade e com Autonomia

Para: População do concelho de Ovar e concelhos limítrofes

Considerando que o Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar:

• É um Hospital que presta um incomparável serviço de proximidade à população do Município de Ovar e ainda àquela residente nos municípios limítrofes;
• É considerado actualmente um Hospital de excelência, servindo a população com as especialidades de Medicina Interna, Pediatria, Cardiologia, Dermatologia, Medicina Física e de Reabilitação, Cirurgia, Ortopedia, Urologia, Otorrinolaringologia e Oftalmologia; conta com uma grande variedade de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, para além do Bloco Operatório;
• O Hospital Dr. Francisco Zagalo carece, apesar de tudo, de intervenção importante na área do Bloco Operatório, de forma a alcançar as condições técnicas e de segurança para um melhor e mais seguro serviço aos seus utentes;
• Este Hospital perdeu o seu Serviço de Urgência (SU) em 2007, tendo desde então a população de Ovar que recorrer ao SU do Hospital da Feira, com poucas acessibilidades, especialmente para a população idosa, e frequentemente saturado e com enormes tempos de espera;
• O Hospital de Ovar funciona ainda com grande parte dos seus profissionais com vínculo precário (cerca de 30%).

E ainda que:
• O Governo apresentou em Janeiro deste ano um Plano de Negócios para a criação de uma eventual Unidade Local de Saúde (ULS) de Entre Douro e Vouga, estrutura que anexaria o nosso Hospital de Ovar;
• Esta mega-estrutura, que incluiria o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (Hospital da Feira) e vários Agrupamentos de Centros de Saúde de vários municípios no distrito, teria uma dimensão enorme que criaria rapidamente dificuldades na sua articulação e no seu desempenho perante as necessidades das pessoas;
• Que o Conselho Consultivo do Hospital de Ovar, a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Ovar e várias outras entidades do Município já se manifestaram contra o Plano de Negócios que prevê a constituição desta ULS.

Os abaixo-assinados pronunciam-se:
» Pela inclusão, no Orçamento Geral do Estado para 2018, da verba necessária às obras no Bloco Operatório do Hospital Dr. Francisco Zagalo, de Ovar;
» Pela manutenção da autonomia do Hospital Dr. Francisco Zagalo, não o integrando numa eventual ULS de Entre Douro e Vouga, e garantindo sempre o seu funcionamento em rede com as outras unidades do Serviço Nacional de Saúde;
» Pela reabertura do Serviço de Urgência no Hospital de Ovar;
» Pela integração dos profissionais com vínculo precário, muitos com décadas de serviço, nos quadros do Hospital.

Esta petição foi criada em 19 maio 2017