Petição "Atribuição do nome de Francisco Figueira a uma artéria de Macau"
Para: Instituto para Assuntos Cívicos e Municipais da Região Administrativa Especial de Macau (IACM-RAEM)
Petição dirigida ao Instituto para Assuntos Cívicos e Municipais da Região Administrativa Especial de Macau (IACM-RAEM) para a atribuição do nome de Francisco Figueira, Arquitecto e Defensor do Património Cultural de Macau (1934-2009) a uma artéria da Região Administrativa Especial de Macau.
Excelentíssimo Senhor Presidente do IACM,
Os abaixo assinados, vêm, respeitosamente, solicitar a V. Exa. se digne promover a atribuição a uma artéria relevante de Macau - RAEM, o nome de “Francisco Figueira, Arquitecto (1934-2009)”, como justa homenagem a quem dedicou quase uma vida inteira à salvaguarda esclarecida e firme do Património Cultural, Arquitectónico, Urbanístico e Paisagístico de Macau. Essa luta foi iniciada por ele desde os meados dos anos setenta do século passado, até aos primórdios dos anos noventa, quando uma doença prolongada o afastou definitivamente das funções que exercia, no então Instituto Cultural de Macau. Homem culto e íntegro, frágil e pouco convencional na aparência, porém, com uma esclarecida e hercúlea determinação, e, com visão e pioneirismo, dedicou-se, de corpo e alma, a essa actividade preservacionista que é hoje reconhecida por todos os sectores de Macau. É, igualmente, do domínio público que, o sucesso da classificação de Macau como Património da Humanidade pela UNESCO, é em certa e justa medida, também, obra pioneira de Francisco Figueira.
Em anexo, apresenta-se um conjunto de documentos que comprovam cabalmente a justiça e a justeza da atribuição do seu nome a uma artéria digna de tanto. Grande parte dos signatários têm tido participação activa na vida pública de Macau – RAEM, sendo que muitos deles privaram com o Arquitecto Francisco Figueira.
Por fim, constata-se que como é bom Macau ter memórias, ter história, e ser tão rico em termos identitários, para que, por quem de direito, possa significar, a memória de ilustres filhos da terra, naturais e adoptivos, através dos topónimos do espaço que conjuntamente habitamos e identificamos, com orgulho, como nosso – de todos aqueles que o fizeram com excepcional mérito, ou que estão a fazê-lo, e os que ainda hão-de fazê-lo.
E, para que a identidade cultural de Macau – RAEM, na sua pluralidade e riqueza, continue a prosperar, os abaixo assinados subscrevem a presente petição.
Para além desta petição on-line estão também a correr listas da mesma petição, sendo o abaixo-assinado em suporte rígido (papel). Caso esteja interessado em assinar a petição em suporte rígido queira contactar Kitty Lou ou Alexandra Cardoso através dos números: (853) 28566128, (853) 28566138 e (853) 28785725 ou Daniel Nabais através dos números: (853) 28522550 e (853) 28523205