Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição "FAROL DA CULTURA", onde os sonhos se tornam realidade.

Para: Ministério da Cultura, Camara Municipal do Seixal, Camara Municipal de Almada, Junta Freguesia de Corroios

PETIÇÃO “FAROL DA CULTURA”

ONDE SONHOS SE TORNAM REALIDADE



Em nome de todos os que Amam e Apreciam Cultura nasce esta petição. Passem a palavra e partilhem este sonho! De palavra em palavra iremos ficar mais próximos da inauguração do nosso "FAROL DA CULTURA".


Dêem o vosso apoio a este novo foco de luz e façam parte de um sonho real!


Crianças, Jovens e Menos Jovens... unidos.


http://faroldacultura.blogspot.com


Um local. Um local será o primeiro passo a ser dado para atingirmos a concretização deste sonho.

Neste momento está uma proposta na Câmara Municipal de Almada e do Seixal para se encontrar um local para o "FAROL DA CULTURA". A proposta está inserida num estado de cedência de um local que esteja fechado e sem uso. Desta forma, além de estarmos a apoiar o urbanismo, aliamos o bem-estar da população, oferecendo um local de eleição em que a Cultura será o seu ponto central.

Claro que se todos apoiarem será mais fácil a concretização deste projecto.
Desta forma será apresentado ás Entidades Culturais este Projecto, a "face" de todos aqueles que amam Cultura, encarando-a como essencial para o desenvolvimento e o atingir do bem-estar.

Agradeço-vos de coração, com a certeza de que brevemente nos iremos encontrar para a abertura do nosso:

FAROL DA CULTURA



O objectivo primordial do "Farol da Cultura" é a partilha da Cultura como elemento de Alegria e de melhoria de Auto-Estima.

Tenho consciência de que os tempos em que vivemos são um desafio constante. Entre desemprego, depressões e perca de vontade, são inúmeros os acontecimentos menos bons com que nos deparamos. Basta ligar a tv, ouvir o rádio ou ler os jornais. Parece que as nuvens negras estão a chegar ou já enchem o céu...

Mas... calma... respirem comigo. A vida continua a ser a maior bênção que temos. Dêem um sorriso e apreciem.

Este Projecto nasce desta ideia. o Farol, símbolo desta ideia, pretende orientar e trazer pessoas á Cultura e á partilha comum como resposta a uma perca de identidade pessoal em prol de uma melancolia e depressão como consequência de uma sociedade em evolução e em constante adaptação.

Em números gerais, as possibilidades de postos de trabalhos inseridos neste projecto são alguns. O Bar. Técnicos de Sons, Informáticos, de Luz. Encenadores, Actores e Actrizes. Pessoal de Manutenção e de Limpeza, entre outros.
Se pensarmos nos Eventos, são inúmeras as parcerias que iremos fazer e dessa forma incentivar pequenas e médias Empresas.
Pensemos ainda nos jovens e todos aqueles que pretendem aprender e aperfeiçoar um saber. No Farol da Cultura, através de workshops, cursos e outras actividades estaremos a apoiar e a permitir que seja possível a concretização dos seus sonhos.

Resumindo, através deste Projecto irá ser possível unir a Cultura á solução do desemprego e até mesmo ao combate á depressão da nossa Comunidade.

"FAROL DA CULTURA" pretende ser isso mesmo, um Farol como guia e orientador de muitas vidas.


Crianças, Jovens e Menos Jovens... unidos.


http://faroldacultura.blogspot.com



Apresento-vos este Projecto. Mais que ser um novo Farol Cultural tem como objectivo oferecer como espaço comunitário a Alegria de concretizar cultura. O nome escolhido, "FAROL DA CULTURA", pretende simbolizar um novo e forte foco de luz que irá trazer a Alegria de fazer cultura a todos nós.

Projectos:

GRUPO DE TEATRO (GTAFC)
GRUPO DE TEATRO DE MARIONETAS (8TEMA8)
BANDA RESIDENTE
JORNAL "FAROL DA CULTURA"

.A criação destes novos projectos têm como objectivo a oferta a jovens e menos jovens a possibilidade de criarem a magia do teatro. A aprendizagem será efectuada através de workshops de expressão corporal, teatro (entre outros).

CONVERSAS NO FAROL DA CULTURA
.Estabelecer ligação entre Associações e a Comunidade. Através destas "conversas" informar em parceria com Psicólogos e outros para que simplifiquem qualquer situação.

ACTIVIDADES
.Yoga , Yoga do Riso
.Ginástica pré e pós nascimento (acompanhamento psicológico para os pais)
.Ginástica/Aeróbia
.Artes Decorativas
.Aconselhamento e prevenção de doenças sexualmente transmitireis
.Apoio a Mães solteiras e menores
.Explicações e Ateliers de apoio a temas escolares
.Actividades fim-de-semana para jovens

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
.Concursos vários que ofereçam um local de partilha para com a Comunidade (de escrita, de musica, de pintura e outras artes).
.Torneios vários (xadrez, damas, dominó, cartas).
.Espectáculos de Musica (Bandas de Garagem, Clássica, entre outras)
.Mostras de Teatro Amador (direccionada como final de curso de teatros e apresentação de Peças do Teatro " GTAFC", Grupo de Teatro Amador Farol da Cultura e "8TEMA8", Teatro de Marionetas)
."Miss Farol da Cultura"
.Café concerto (jazz, vocal, entre outros)
.Espectáculos com pessoas especiais ( cegos, surdos, entre outros), em que se coordena Teatro, Dança, Musica e Artes plásticas.

NOVOS TALENTOS
.Organizar concursos na procura de novos talentos (musica, escrita, novas tecnologias, pintura, entre outros)

WORKSHOPS
.Vários (de escrita organizada, teatro, artes plásticas, pintura, entre outros)

FORMAÇÕES
.Em parceria com Instituto de Formação Profissional e Institutos Técnico-Profissionais apresentar novas possibilidades a jovens e menos jovens, possibilitando uma especialização profissional futura.

LOCAL DE CONVIVIO
.Café/Bar

Estes são alguns dos Projectos para se efectuarem no espaço "FAROL DA CULTURA". Sabendo o desemprego que existe neste momento em Portugal, em traços gerais irá empregar uma média de 20 pessoas, entre formadores, explicadores, mestres, funcionários (bar, limpeza, manutenção, entre outros). Tudo sendo financiado pelo próprio trabalho e desempenho das suas artes e saberes. No mesmo pensamento, através dos Projectos, iremos informar e orientar jovens e menos jovens para a sua vida futura. O maior sonho é esse mesmo, o Farol simbolizar uma luz de orientação no sentido de precaver a utilização de drogas, de gravidez na juventude, fumar, estados depressivos, entre muitos mais. Acredito que é possível, através do Projecto "FAROL DA CULTURA", acontecer este intercâmbio de boa-vontade.

Este espaço terá um auto-financiamento através de ajudas (patrocínios), publicidade no local da nossa sede e do próprio café/bar á disposição de todos os que procuram cultura. Bem, este é o projecto. Mas o maior desafio é encontrar o local. Admito, a possibilidade de comprar um local é algo inacessível, porém, são vários os locais que se encontram fechados e sem uso. Neste pensamento peço-vos ajuda, auxilio para que se torne real este sonho, este pensamento. As Instituições Publicas têem neste momento a proposta e aguardo uma resposta positiva ao meu apelo de se associarem através da doação de um espaço que esteja fechado e sem uso. Ao apoiarem um local para este sonho, irão estar a associar-se a todos os que amam cultura.

As obras que poderão ser necessárias será um desafio que irei abraçar com gosto e com a certeza que são muitos os que irão ajudar e apoiar esta ideia.

Reconheço que o sonho que partilho é imenso, mas sinto que a Cultura é a resposta para devolver a vontade e capacidade de sonhar. A Sociedade necessita e súplica por atitudes arrojadas como esta!

Agora que leu e tomou conhecimento do Projecto, feche os olhos e imagine o local. Os sorrisos e a Alegria. Imagine... Crianças com os Pais sentados na primeira fila a vê-los a actuar e fazer Teatro. Idosos que estavam num Lar, sentados a rir enquanto jogam num Torneio de Damas ou de cartas. Pessoas que ganham ânimo mesmo continuando a ter uma doença sem cura. Jovens empenhados num Projecto que deixam de estar perdidos na rua. Teatro e Dança de pessoas Especiais. Imaginou? será muito bom encontrar-nos na Abertura do "FAROL DA CULTURA" e num sorriso colectivo apreciarmos o começo de uma Luz que irá acompanhar jovens que um dia serão Pais e de Pais que um dia serão Avós... Imagine... Com a nossa união será possível!


EU ACREDITO! ACREDITE COMIGO...


Com os melhores cumprimentos e acreditando que irão concordar na concretização deste sonho

Nuno Esteves


http://faroldacultura.blogspot.com
faroldacultura@gmail.com



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
26 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.