Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Regularização do sistema de Exames Nacionais do Secundário utilizado nos últimos anos

Para: Exmo. Sr. Ministro da Educação; Ministério da Educação; Direção-Geral da Educação

Com conhecimento do Exmo. Sr. Presidente da República; Exmo. Sr. Primeiro-Ministro; Exmos. Deputados e Deputadas da Assembleia da República

Nos dois últimos anos letivos escolares, que decorreram em contexto pandémico foi tomada a decisão de acabar com a obrigatoriedade de realizar todos os Exames Nacionais previstos nos currículos e apenas efetuar os exames que os alunos necessitariam como Prova de Ingresso no acesso ao Ensino Superior.
Este sistema agradou não só aos alunos, mas também aos professores que acreditam ser este o sistema que mais beneficia os alunos, isto por diversas razões.
Uma delas é o facto de ser possível atingir melhores médias a nível nacional, pois apenas os alunos interessados no exame da disciplina de que necessitam como prova de ingresso é que fariam o dito exame.
Já que no nosso Sistema Educativo não é possível escolher individualmente apenas as disciplinas de que necessitamos para a Universidade, acreditamos que seja mais benéfico realizarmos apenas os exames das disciplinas de que precisamos realmente para o nosso futuro curso superior.
Estamos cientes de que esta não é uma mudança fácil, mas acreditamos que o sistema deverá ser alterado para ir ao encontro quer das aprendizagens essenciais, quer ao que consideramos ser o melhor para os alunos que vivem no referido sistema todos os dias.
Para concluir, não estamos a propor que esta exceção continue durante mais um ou dois anos, apenas a pensar em nós, estamos a informar o Exmo. Sr. Ministro da Educação, assim como o Ministério da Educação e a Direção-Geral da Educação de que cremos que este é o melhor sistema de Exames Nacionais para todos, e sugerimos que deva ser pensada e ponderada uma mudança neste sentido para que, tal como já referimos, vá ao encontro do que é melhor para nós, alunos, que dele dependemos.

Gratos pela atenção dispensada a este assunto. Aguardamos com expectativa a Sua resposta.
Atentamente





Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
15 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.