Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

ESEIG é a nossa escola - Engenharia Mecânica

Para: Sr. Presidente da ESEIG; Coordenador do curso de Engenharia Mecânica da ESEIG; ISEP; IPP; FAP; Ministério da Educação

No decorrer desta semana os alunos do Curso de Engenharia Mecânica (EM) da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) receberam uma convocatória, via e-mail, para uma reunião a decorrer no próximo dia 21 de Julho do presente ano com assunto indefinido.
Rapidamente se começaram a ouvir rumores de que os alunos de Engenharia Mecânica iam ser transferidos para o Instituto Superior Técnico de Engenharia do Porto (ISEP) e o curso seria extinto da ESEIG.
Receosos e apreensivos com a mudança e os efeitos que a mesma iria causar, alguns alunos conseguiram a confirmação de que a mudança para o ISEP já era dada como garantida pelo Sr. Presidente da ESEIG sem qualquer consideração pela opinião dos alunos deste curso quanto à mudança.

Assim sendo, pedimos ao Sr. Presidente da ESEIG, ao coordenador do curso e aos orgãos administrativos do Instituto Politécnico do Porto para reconsiderar e solucionar a mudança tendo em conta as seguintes perguntas, factos e opiniões:

Primeiro
Como serão atribuídas as equivalências/ ECTS às disciplinas tendo em conta que o curso do ISEP não tem disciplinas anuais?
Ex: Os alunos de primeiro ano que já fizeram a cadeira de Algoritmia e Programação (10 ECTS na ESEIG) perderão ECTS visto a cadeira equivalente no ISEP ter só 5 ECTS?

Segundo
Ficarão penalizados os alunos da ESEIG por não existir estágio no terceiro ano de EM no ISEP?
Ex: Os alunos de segundo ano na eminência de passar para o terceiro perderão a oportunidade de fazer estágio?

Terceiro
Tendo em conta a localização geográfica da ESEIG, os alunos deslocados, terão muitas mais despesas ao passar a frequentar o ISEP visto as rendas de casas e quartos na zona onde o instituto se encontra serem extremamente caras comparadas com Vila do Conde. Para muitos de nós será o fim de ter uma oportunidade de tirar o curso, uma vez que os nossos pais já não conseguem aguentar mais despesas.

Quarto
A mudança, se aceite pelos alunos e orgãos administrativos da ESEIG não deveria ser feita de forma tão abrupta, ou seja, deveria ser dado um prazo de 3 anos (anos previstos para o término da formação em EM) para que a mudança fosse gradual. Assim, as nossas legítimas expetativas criadas quando concorremos para este curso nesta universidade estão a ser totalmente defraudadas. Além do mais, esta agitação toda em torno desta questão, precisamente em época de exames, prejudica-nos e desmotiva-nos bastante na realização e preparação dos mesmos.




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 03 julho 2014
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
288 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.