POR UMA ESCOLA SAUDÁVEL NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAMIÃO DE GOES EM ALENQUER

Para: Direção do Agrupamento de Escolas Damião de Goes; Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Damião de Goes; Câmara Municipal de Alenquer; Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares

Exmos. Senhores,

Esta carta representa Encarregados de Educação, Pais, Professores e Assistentes operacionais de ensino de todas as escolas do Agrupamento de Escolas Damião de Goes.
Ao longo do ano letivo 2022/2023 ocorreram decisões tomadas pela atual direção do Agrupamento Escolar que conduziram ao desconforto geral da comunidade escolar, nomeadamente forte desmotivação e frustração da classe docente e não docente devido às restrições a que foram sujeitas as atividades lúdico-pedagógicas diárias, bem como as propostas dos Professores e Educadores no Plano Anual de Atividades 2022/2023 inicialmente apresentado.

Para melhor enquadramento desta carta resume-se seguidamente situações/restrições às atividades:

1- Atividades diárias lúdico-pedagógicas: Não foi permitido o uso de materiais como por exemplo: tintas, espuma de barbear, caixas de ovos, balões, ingredientes alimentares para cozinhar em sala.
2- Halloween (tradição do Reino Unido importada para Portugal): Não foram permitidas pinturas faciais não permitindo o desenvolvimento criativo e imaginário das crianças. Informação não transmitida atempadamente aos intervenientes.
3- Pão por Deus (tradição/cultura portuguesa): Não foi estimulado nas crianças esta tradição que faz parte da cultura portuguesa, que envolve a partilha de alimentos, como: broas, romãs, castanhas, nozes, entre outros. Os professores habitualmente preparam broas com os alunos para partilharem com os colegas, amigos e familiares, ou saem à rua para fazer o peditório nas casas circundantes à escola.
4- Magusto: Esta atividade realizou-se, aparentemente, devido à pressão dos pais junto da direção, porque esteve em vias de não acontecer.
5- Natal: Informação tardia aos pais, que dificultou a organização familiar e a não presença de alguns pais na festa no Centro Escolar de Alenquer. Algumas escolas do agrupamento não tiveram festa de Natal, como é o caso da escola de Cheganças.
6- Carnaval: Inicialmente for informado que as crianças poderiam mascarar-se livremente, contudo no dia anterior as crianças foram restringidas na utilização de pinturas faciais/corporais, bem como no uso de balões festivos, não permitindo desta forma a liberdade do brincar ao faz de conta e estimular a criatividade.
7- Dia da Criança: O Plano inicial proposto foi alterado devido ao Plano de Procedimentos em Caso de Alunos com Alergias Alimentares
8- Dia da Família: Não realizado
9- Festa Final de Ano: Desconhece-se se irá realizar e se sim em que data e termos, atendendo ao que se sabe ao dia de hoje, a sete dias úteis do final de ano letivo.
10- Partilha de alimentos ao longo do ano, seja em contexto de sala de aula, seja em contexto coletivo no decorrer das atividades lúdico-pedagógicas escolares (PAA): Devido ao Plano de Procedimentos em Caso de Alunos com Alergias Alimentares, é restringido em todas as escolas e salas da comunidade escolar a partilha de alimentos entre alunos, levando a que algumas crianças partilhem alimentos uns com os outros às escondidas; não permite festejar o aniversário com bens alimentares; não permite as crianças comerem em livre demanda nem ao ar livre durante o recreio e prolongamento, conduzindo a que crianças mais lentas não se alimentem adequadamente dentro do período estipulado para o fazerem.
Esta restrição limita a socialização, o espírito de entreajuda e a transmissão de valores.

Este foi apenas um resumo das situações limitativas que conduziram a um ambiente de desmotivação e frustração profundo dos profissionais de ensino, que foram alvos de queixas, repreensões por parte da direção, liberdade de expressão condicionada por receio de represálias, proibição de uso de maquilhagem habitual no dia de festejo do Carnaval na escola (não se percebeu o porquê) e viram as suas atividades letivas condicionadas e até mesmo impedidas. Como forma de manifestação pela não concordância com as restrições impostas e resumidas no quadro apresentado, Educadores e Professores, bem como Assistentes Operacionais vestiram-se de preto no desfile carnavalesco, ao que se juntaram alguns pais. Os danos psicológicos provocados nos profissionais de ensino serão, com certeza, vários que acabam por perder o gosto pelo trabalho, pela profissão, conduzindo-os a ponderar sair do agrupamento. Quanto às crianças não estamos garantidamente a zelar pelo interesse geral de todas, nem pelo seu desenvolvimento feliz e saudável, uma vez que para proteger cerca de 0,7% de crianças com alergias alimentares consideradas graves, estão a condicionar a liberdade das restantes, bem como da comunidade escolar.

Acreditamos que a intenção da atual direção tenha sido boa, contudo após a análise deste primeiro ano de implementação, sugerimos a reavaliação dos resultados / consequências e solicitamos a implementação de mudanças profundas, a fim de que o próximo ano letivo se inicie e prossiga com a liberdade, tranquilidade e equilíbrio desejado para todos. Solicitamos ainda que as autoridades competentes auditem/fiscalizem as medidas adoptadas pelo agrupamento no que concerne ao exposto.

Aguardamos expetantes por soluções viáveis.

Cumprimentos,

Pais e Profissionais de Ensino