Por mais e melhores escolas em Azeitão

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República, Ex.mos Senhores Presidentes dos Grupos Parlamentares do PS, PSD, BE, PCP, CDS-PP, PAN, PEV, CH, IL e L.

Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhoras e Senhores Deputados, a presente petição tem como objetivo sensibilizar Vossas Excelências para a necessidade premente que é a construção de uma escola secundária na freguesia de Azeitão, concelho de Setúbal.

Nos últimos anos assistimos ao crescimento demográfico da nossa freguesia com o estabelecimento de novas famílias e consequente aumento do número de crianças e jovens em idade escolar. A nosso ver, este crescimento da população, com características tão específicas, não tem sido acompanhado de medidas de reabilitação ou reconfiguração das estruturas físicas e equipamentos educativos essenciais ao ensino de qualidade.

Em menos de uma década, todos os anos, todos os dias úteis, mais de 400 alunos são obrigados a sair da área de influência do Agrupamento de Escolas de Azeitão para as escolas secundárias de Setúbal e, por vezes, para fora do próprio concelho de residência. Numa freguesia integrada na capital de Distrito tal não faz sentido.

Além disso, essas únicas alternativas escolares possíveis estão sobrelotadas e, muito mais grave, limitam as escolhas das áreas de ensino dos alunos. Ou seja, os alunos de Azeitão não têm oportunidade de escolher livremente os seus percursos escolares e seguir os seus interesses, como deveriam e como se impõe.

Ainda no contexto da requalificação de infra-estruturas escolares da freguesia, sublinhamos a inexistência de um pavilhão gimnodesportivo na Escola EB 2/3, sede do Agrupamento de Escolas de Azeitão. É inegável a importância da atividade física para o bem-estar, saúde e pleno desenvolvimento das crianças e jovens, e não é aceitável que uma escola do 2º e 3º ciclo não possua um equipamento para leccionar a componente letiva de educação física de forma adequada.

Assim, pelas razões expostas, os signatários da presente petição vêm instar as Senhoras e os Senhores Deputados a tomarem as medidas legislativas necessárias para que seja construída uma escola secundária na freguesia de Azeitão e um pavilhão gimnodesportivo na Escola EB 2/3.

Esta petição foi criada em 31 julho 2021
2 673 Pessoas