Façam com que este medicamento salva-vidas seja acessível de novo!

Para: Mylan

A “EpiPen” é o nome comercial de um fármaco usado no tratamento de crises anafiláticas. Estas crises são espoletadas em indivíduos com alergias extremas a determinados alimentos, por exemplo. O que este medicamento faz é injetar uma dose de adrenalina (epinefrina) que aliva os sintomas do paciente. Esta dose do medicamento é administrada com a ajuda de uma caneta auto injetora, a EpiPen, que permite a qualquer pessoa sem treino médico a administração deste fármaco. Estudos(1) indicam que cerca de 6 500 000 da população americana está sujeita a este tipo de reação alérgica. Porém, em 2007, a empresa farmacêutica americana Mylan comprou os direitos de venda da caneta EpiPen.

O preço de venda desta caneta a retalhistas era então de 53€ por um pack de 2 canetas. Recentemente, este subiu para os 297€, uma subida de 460%(2). A acompanhar esta subida, estão apenas os salários dos chefes executivos da empresa, que todos receberam um grande aumento (sendo que a CEO, recebeu um aumento de 671%)(2). O fármaco atualmente tem um preço de manufaturação baixo, pelo que a subida desmedida é despropositada e serve somente o interesse económico dos executivos e acionistas da empresa.

Com esta petição, queremos mostrar à Mylan, assim como às suas parceiras na indústria farmacêutica, que estão num mercado muito delicado, especialmente visto que os produtos que vendem são, para muitos, a diferença entre a vida e a morte. Queremos que estas empresas reconheçam o valor das pessoas, o valor da vida ao invés do valor monetário. Consideramos que é imoral defender o interesse económico de uma empresa quando se colocam em vidas humanas em causa, em nome do interesse económico de alguns indivíduos. Queremos que o público em geral tenha em mente que ao assinarem esta petição, não estarão só a salvar potenciais vítimas de ataques anafiláticos, como a garantir um futuro no qual empresas farmacêuticas não possam subir os preços de medicamentos tão importantes como a EpiPen para preços exorbitantes.

Referências Bibliográficas

1 - Robert A. Wood, MD, Carlos A. Camargo, Jr, MD, DrPH, Philip Lieberman, MD, Hugh A. Sampson, MD, Lawrence B. Schwartz, MD, PhD, Myron Zitt, MD, Charlotte Collins, JD, Michael Tringale, MSM, Marilyn Wilkinson, ScD, John Boyle, PhD, and F. Estelle R. Simons, MD. 2013. Anaphylaxis in America: The prevalence and characteristics of anaphylaxis in the United States. (http://www.aafa.org/media/Anaphylaxis-in-America-JACI-Article-2014.pdf)

2 – Ben Popken (2016). Mylan CEO's Pay Rose Over 600 Percent as EpiPen Price Rose 400 Percent, NBC News (http://www.nbcnews.com/business/consumer/mylan-execs-gave-themselves-raises-they-hiked-epipen-prices-n636591)

Esta petição foi criada em 16 Novembro 2016