Portas abertas na rede eduroam da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras

Para: Directora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, Exma Sra. Directora Dorabela Gamboa

A rede eduroam (education roaming) é uma rede segura e mundial, presente em várias faculdades mundialmente.
Essa mesma rede permite aos alunos, investigadores e funcionários da faculdade aderentes, conectividade à Internet em toda a faculdade e em outras faculdade aderentes também a rede eduroam, bastando para isso ligar a rede.

A iniciativa de criar uma rede eduroam, começou em 2003 com a TERENA's Task Force on Mobility, TF-Mobility. Os primeiros testes foram realizados em Universidades na Finlândia, Portugal, Croácia e em mais dois países. Posteriormente outras faculdades na Europa juntaram-se ao projecto e a infraestrutura da eduroam começou a crescer. A eduroam permite qualquer utilizador autorizado na eduroam, obter acesso a rede do instituto em que se encontra e obter uma conexão a rede. Dependendo das politicas da faculdade aderente, alunos visitantes poderão também utilizar recursos adicionais, tais como impressoras na rede. Hoje em dia a rede eduroam é uma federação de federações, existe uma federação a nível nacional e varias federações regionais.

Dentro do Instituto Politécnico do Porto, outras faculdades têm a sua disposição acesso ilimitado a rede eduroam, permitindo aos seus alunos utilização total de todas as suas aplicações e necessidades de pesquisa e investigação livre, aproveitando ao máximo os recursos disponíveis pela rede da sua universidade. Ao contrario das outras faculdades, na ESTGF a rede é filtrada, isto é, apenas algumas aplicações/programas conseguem funcionar corretamente, a grande maioria dos programas menos comuns utilizados para trabalhos de investigação e pesquisa na universidades, não conseguem funcionar, o que bloqueia o aluno de os utilizar para o seu trabalho de pesquisa/investigação.

Com esta petição o corpo de alunos da ESTGF, professores e funcionários, pede para remover as limitações implantadas na rede eduroam em toda a escola, permitindo deste forma aos alunos realizar os seus trabalhos/pesquisas sem as restrições actuais.

Esta petição foi criada em 07 julho 2014