Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Contra o encerramento da escola básica de Santo-Estêvão (SABUGAL)

Para: Ministério da Educação, Câmara municipal do Sabugal

Nós, abaixo assinados, encarregados de educação, pais de crianças da escola básica e do jardim de infância, residentes e descendentes das aldeias do sul do concelho de Sabugal, eleitos,
Protestamos veementemente contra o encerramento anunciado da escola de Santo-Estêvão, a única que tem dado resposta às crianças da zona sul do concelho (Malcata, Sto- Estêvão, Casteleiro, Terreiro das Bruxas, Moita e até Vale da Sra. da Póvoa). As crianças ficariam a percorrer trajetos de longa duração, numa região montanhosa e com um clima rude. As crianças não podem ser as vítimas da incapacidade que as autoridades nacionais e concelhias têm mostrado em estancar a fuga de populações activas.
Indignamo-nos contra a precipitação do ministério da Educação, que ignora manifestamente as realidades locais ; contra a ausência total de concertação, que levou a que residentes, pais e eleitos tenham sabido do projecto de encerramento pela imprensa, e isto a dois meses da entrada escolar 2014-2015, não deixando tempo para reorganizar as suas vidas.
Exigimos saber por parte do executivo camarário e do ministério TODA A VERDADE sobre os critérios que presidiram a esta decisão leviana e irracional. Recordamos que durante o seu comício em Sto.-Estêvão, aquando da campanha eleitoral autárquica, o Eng. Robalo felicitou-se de manter a escola aberta e que FARIA TUDO para a defender.
Pedimos que seja explicado ao povo do sul do concelho porque é que, contrariamente ao que tinha sido anunciado na imprensa local, se optou por manter DUAS escolas abertas na União de freguesias do Sabugal e de Aldeia de Santo-António (também esta com poucos alunos) e nenhuma a sul do concelho que dê resposta a estas populações quando a escola da UF de Sto.-Estêvão e Moita oferece excelentes condições às crianças. As crianças não podem ser reféns de jogos de politiquice absurdos.
Instamos o ministério, em "diálogo" com a câmara municipal, a revogar de imediato esta decisão que prejudica gravemente a população para cá do Côa.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 28 junho 2014
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
108 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.