Petição Queremos voos Easyjet do Luxemburgo para Portugal

Para: Easyjet Portugal

1. Viver atualmente no Luxemburgo e viajar para Portugal ou vice-versa, sem escala, implica como opção única viajar em duas companhias aéreas que operam a partir do Luxemburgo.

2. Embora existindo enquanto alternativas “ditas” viáveis, os aeroportos denominados “low-cost” de Charleroi, Frankfurt-Hahn e Maastricht a par com os grandes aeroportos europeus de Frankfurt e Bruxelas para citar os que estão sensivelmente a 2 horas de distância do Grão-Ducado do Luxemburgo. Estas opções implicam por si só viagens adicionais, em horários menos próprios, com elevado peso ambiental e óbvias implicações económicas desfavoráveis ao Luxemburgo.

3. Das alternativas atrás mencionadas de cariz essencialmente económico ressaltamos, os preços praticados pelas companhias aéreas que fazem viagens Luxemburgo-Portugal-Luxemburgo. Preços estes, longe de serem explicados apenas pela “lei” da oferta e da procura, sustentados pelo aproveitamento e abuso do Mercado da Saudade. Razão pela qual muitos passageiros abdicando da comodidade, optam por voar a partir de outro aeroporto quase sempre com diferenças consideráveis de várias centenas de Euros na factura final.

4. A esta realidade acresce, o potencial de portugueses residentes no Luxemburgo, estimado em cerca de 110.000 num todo de 525.000 habitantes. Pelo que as rotas Luxemburgo-Portugal adquirem um peso importante, não servindo apenas as comunidades portuguesa, cabo-verdiana e brasileira (Mercado da Saudade) mas também a espanhola dada a proximidade dos aeroportos portugueses com a fronteira espanhola. Acrescente-se ainda o facto destas rotas serem sobejamente utilizadas por turistas não portugueses e não luxemburgueses, o que alarga ainda mais a base comercial das mesmas. Num mercado que atinge seguramente as 200.000 pessoas.

5. Considerando o panorama nacional e internacional em que o comércio aéreo e as companhias "low-cost" surgem como alternativa interessante às companhias tradicionais. Numa realidade onde o conceito de viajar se democratizou, as viagens para destinos variados a preços atrativos são e deverão continuar a sê-lo uma opção a considerar. Portugal já entrou no rumo das "low-cost" e entre os vários destinos nacionais, temos voos a partir dos aeroportos do Porto, Lisboa, Faro e Funchal (Madeira).

6. Pelo que a existência de rotas “low-cost” com destino a Portugal a partir do Luxemburgo, trará várias vantagens, nomeadamente sociais ( massificação das viagens aéreas junto das classes sociais com menos recursos económicos), culturais e económicas (maior intercâmbio e incremento das trocas comerciais entre os dois países e dinamização do aeroporto do Luxemburgo) e mesmo ambientais (diminuição de viagens de carro e autocarro não só para Portugal, mas também para os países limítrofes).

7. Mesmo resistindo durante vários anos, o Luxemburgo acabou por ceder ao mercado das chamadas empresas “low-cost”! O primeiro destes voos a partir do Luxemburgo, operado pela Easyjet, está marcado para o dia 29 de Outubro, com destino a Londres.

8. Dada a confirmação da presença da Easyjet no Luxemburgo e tendo em consideração a importância do potencial de clientes com destino a Portugal, um grupo criado no Facebook, denominado “Queremos voos Easyjet do Luxemburgo para Portugal” lança o apelo à criação desta petição para solicitar a Easyjet que disponibilize a rotas entre os dois países, Luxemburgo e Portugal, permitindo a livre escolha nestas rotas e a consequente redução dos custos das viagens.

9. Pela presente e pelo exposto, os abaixo-assinados, solicitamos à companhia de aviação Easyjet, que considere o potencial comercial de passageiros com destino ao Porto, Lisboa e Faro, ou eventualmente outros aeroportos em Portugal, e que lhes proporcione viagens a partir do Luxemburgo para estes destinos.

Esta petição foi criada em 13 agosto 2012