Igualdade do Serviço de Fibra das Operadoras de Telecomunicações nas diferentes regiões de Portugal

Para: Operadoras de Telecomunicações (Vodafone, NOS, MEO)

Como todos devem saber, a fibra é atualmente o principal e o método mais avançado de distribuir os serviços fixos das operadoras (Internet, Televisão e Telefone) até á casa dos clientes. Porém existe um pequeno problema. As operadoras utilizam dois tipos de Fibra, a Fibra dita “normal” e a Fibra Rural. Então, mas qual é o problema nesta história? O principal problema é o facto de a fibra rural ter limitações técnicas, que impedem o uso de serviços que constituem a oferta das operadoras, como o RF Overlay, o serviço que permite visualizar televisão sem box e usufruir de um pacote pré-definido de canais. Um outro serviço que não é suportado pela Fibra Rural é o router topo de gama e o mais recente utilizado no serviço, que principalmente na operadora Vodafone, apenas é disponibilizado ao cliente de Fibra “normal”. Para além destas limitações, também a velocidade de Internet sofre de alguns impedimentos, que não permitem que a velocidade contratada chegue em 100% a casa do cliente. Apesar de todas estas diferenças, vale destacar que os clientes dos dois tipos de fibra pagam exatamente o mesmo valor, mesmo existindo todas estas diferenças no serviço. As soluções possíveis para estes problemas são apenas duas. Ou as operadoras instalam a Fibra “Normal” em todas as regiões de Portugal ou então, os clientes lesados pelo tipo de Fibra, deveriam ter direito a uma diferenciação na mensalidade do serviço. As operadoras estão pouco preocupadas em investir nas infraestruturas e na qualidade dos seus serviços, querendo apenas arrecadar lucros. Todos os dias somos bombardeados com anúncios de operadoras que dão a conhecer serviços, dos quais não podemos usufruir devido ás limitações técnicas do tipo de Fibra… Para além da Fibra Rural, existe também um outro tipo de serviço, o ADSL, que chega a casa do cliente através do cabo telefónico, tendo assim ainda mais limitações que a fibra rural, como o facto da Velocidade de Internet ser no seu máximo de 24 Mbps e tal como na Fibra Rural impede o acesso a vários serviços como o RF overlay e o router que é instalado. Mais uma vez, salientar que o preço da mensalidade é exatamente o mesmo da fibra que permite acesso a todas as vantagens.
Façamos ouvir as nossas preces assinando esta petição.
  1. Actualização #1 Sugestões para pressionar as operadoras a agirem

Criado em 13 de junho de 2019

Obrigado a todos os que assinaram esta petição. Agradecia se enviassem algumas sugestões, de métodos para concretizar o principal objetivo desta petição. Por favor utilizem a opção "Contactar Autor", que surge no lado direito do texto da respetiva petição.

Esta petição foi criada em 11 junho 2019