Petição para a Demissão do Comandante da Polícia Municipal de Sintra, Major Manuel Lage

Para: Ex.mo Sr. Presidente da República; Ex.mo Sr. Primeiro-Ministro; Ex.mo Ministro da Administração Interna; Ex.mo Presidente da Câmara Municipal de Sintra; Ex.mo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana.

Na reportagem feita pela Revista Semanal Sábado (https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/investigacao-sabado-impunidade-e-indiferenca-de-autarcas-perante-crimes-investigados-pelo-mp), e transmitida pela CMTV no dia 12 de maio, pelas 21h20, foram tornados públicos os alegados atos praticados pelo Comandante da Polícia Municipal de Sintra, Major Manuel Lage.

Perante todos os factos apresentados na reportagem efetuada pela Investigação na qual são denunciados vários crimes, entre os quais Abuso de Poder, Coação a Agentes de Autoridade, Falsificação de Documentos Públicos, Criação de Falsas Notícias, indiciamento em crimes de Ofensa a Integridade Física e Tortura, é necessário o afastamento imediato do Major Manuel Lage das suas funções.

Pela verdade, justiça, transparência e isenção, pelos diretos de todos os cidadãos de Sintra, do país e em prol do retorno da confiança dos portugueses nos comandantes de polícia e oficiais da Guarda Nacional Republicana, exigimos, para além do afastamento do cargo, o respetivo escrutínio público de todas as decisões tomadas pelo Major Manuel Lage, pelas não tomadas quando o deveriam ter sido e as pelas que o mesmo influenciou positiva e negativamente nos 6 anos em que atuou enquanto comandante da Polícia Municipal de Sintra.

Por nós, pelos nossos familiares e pelo nosso futuro, para a confiança de todos nas entidades públicas!!

Esta petição foi criada em 13 maio 2022