Petição Em defesa da cantaria do Convento de São Boaventura (em Santa Cruz das Flores)

Para: Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores; Presidência do Governo Regional dos Açores; Direcção Regional da Cultura dos Açores; Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz das Flores; Museu das Flores

O Convento de São Boaventura (em Santa Cruz, http://pt.wikipedia.org/wiki/Convento_de_S%C3%A3o_Boaventura) é um dos imóveis mais notáveis da ilha das Flores, sendo mesmo classificado como imóvel de interesse público. Edifício marcante em termos arquitectónicos no património construído da ilha das Flores, inicialmente o Convento de São Boaventura albergou os frades franciscanos, depois tendo funcionado como Hospital da ilha das Flores e ainda como Externato da Imaculada Conceição, actualmente albergando o Museu das Flores.

Foi este Convento de São Boaventura recentemente objecto de obras de restauro e beneficiação que (supostamente) visavam "apenas" uma intervenção na cobertura do imóvel. Em meados do mês de Janeiro de 2011, a população florentina é confrontada de forma chocante com a pintura da cantaria do Convento de São Boaventura em berrantes tons amarelo-ocre. A população florentina é acérrima defensora da protecção da cantaria do Convento quanto ao desgaste provocado pela erosão salina; sendo que a população florentina defende igualmente o retorno dessa cantaria do Convento de São Boaventura à sua "cor natural", entendendo que a protecção da cantaria contra a erosão salina pode ser realizada com materiais em cores de tom neutro (que permitam manter o aspecto natural da pedra do Convento, http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sao_Boaventura,_Flores,_Azores.JPG).

Assim, as cidadãs e os cidadãos abaixo-assinados vêm exigir às entidades competentes (e destinatárias desta Petição) que de forma célere seja restituído o aspecto anterior (e normal) à cantaria do Convento de São Boaventura, sem qualquer prejuízo dos esforços de protecção desta cantaria quanto à erosão salina.

Esta petição foi criada em 25 janeiro 2011