Contra a construção de um palco permanente no "Lugar do Arco"

Para: Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores, Sra. Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Srs. Deputados da Assembleia da República, Srs. Deputados da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Srs. Membros do Executivo da Câmara Municipal das Velas, Srs. Deputados da Assembleia Municipal das Velas

Considerando que:
- O "Lugar do Arco" se localiza na Vila das Velas, Concelho das Velas, na Ilha de São Jorge, Açores;
- Tal como todo o arquipélago dos Açores, São Jorge é um destino turístico que presa pela preservação de todo o seu património natural, o "Lugar do Arco", é um local emblemático na zona costeira da ilha, é um exemplo claro do belíssimo património natural que existe em toda a ilha, conhecido e reconhecido por quem cá vive e por quem nos visita, sendo a sua proteção e preservação da mais elementar importância, existindo inclusive um processo iniciado pela Assembleia Municipal das Velas com vista à classificação do "Lugar do Arco", como monumento natural de interesse Municipal;

- Sabendo da intenção, já tornada pública, do Executivo Camarário das Velas em construir um palco fixo no "Lugar do Arco" no âmbito da 2ª fase da reabilitação urbana e tendo em conta as infelizes experiências relacionadas com a construção de outros palcos fixos na Ilha de São Jorge: Rosais e Fajã do Ouvidor, com todos os problemas associados ao seu tipo de construção: más condições de acústica e iluminação, desenquadramento estético, etc., denotando assim a falta de garantia de acompanhamento técnico especializado nesse tipo de construções de modo a garantir a sua boa funcionalidade e versatilidade;

- Sendo o “Lugar do Arco” uma das maiores riquezas paisagísticas naturais da Vila das Velas, quer pelo arco em si, quer pela sua envolvente, a marginal das Velas, junto ao mar e com vista para a ilha do Pico e do Faial, e, portanto, uma zona em relação à qual existe um maior sentimento de afetividade e pertença por parte da população, a construção de uma estrutura permanente neste local deveria ser precedida de uma fase dedicada à busca e tão ampla quanto possível auscultação e participação da opinião pública no processo decisório, devendo ter sido marcadas sessões de esclarecimento sobre a intervenção que se pretende realizar e nelas responder às dúvidas e anseios da população.

Por todos os motivos acima descritos, nós, abaixo-assinados, vimos respeitosamente à presença de Vossas Excelências solicitar com a máxima urgência:

- A não inclusão da construção de um palco fixo no “Lugar do Arco” na 2ª fase de reabilitação urbana e por consequência a não construção do mesmo.

Os primeiros subscritores da petição “Contra a construção de um palco permanente no "Lugar do Arco"”:
André Cabeceiras (Ourives)
Andreia Melo (Atriz/Professora)
Alexandre Cabral (Empresário Bar/Restaurante)
António Machado (Professor Estagiário de História)
Bárbara Cabral (Artista musical/Técnica de Educação)
Duarte Severino (Artista musical/Segurança Aeroportuário)
João Soares (Estagiar L em Gestão)
Mário Lopes (Professor de Filosofia, Psicologia e Cidadania)
Rui Galego (Empresário)
Rui Matos (Analista de Construção Civil)
Sandra Campos (Conservadora de Registos)
Sara Cabeceiras (Técnica Superior Florestal)

Contra a construção de um palco permanente no "Lugar do Arco", para Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores, Sra. Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Srs. Deputados da Assembleia da República, Srs. Deputados da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Srs. Membros do Executivo da Câmara Municipal das Velas, Srs. Deputados da Assembleia Municipal das Velas foi criada por: Munícipes velenses.
Esta petição foi criada em 01 outubro 2020