Contra as apostas hípicas em Portugal

Para: Sr. Dr. Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Responsável pelo Departamento de Jogos da SCML

Exmo. Sr. Dr. Edmundo Martinho,

As corridas de cavalos mantêm o padrão de maus tratos por todo o mundo: doping, esforço físico excessivo, fraturas e ferimentos de diversas dimensões, stress, esgotamento. Quando os animais ficam inaptos para competir são abatidos num matadouro. As éguas são exploradas e forçadas a parir constantemente, sendo separadas das suas crias imediatamente. Os treinos começam aos 2 anos de idade, quando os ossos ainda não estão totalmente formados, o que os torna mais propensos a lesões e fraturas.

Uma prática hedionda de crueldade animal, mascarada pelas palavras “desporto” e “tradição”.

Numa indústria cada vez mais competitiva, factos compostos em estatística indicam que um em cada vinte cavalos não pode finalizar as corridas devido ao sofrimento durante as mesmas e que cerca de 800 cavalos morrem todos os anos, só nos EUA, por causa de lesões catastróficas durante corridas. A tudo isto acresce a proliferação de atividades ilícitas relacionadas com apostas.

Sendo a MISSÃO da SCML a procura da “melhoria do bem-estar da pessoa no seu todo, prioritariamente dos mais desprotegidos” – é inadmissível que esta se associe a uma indústria multimilionária repleta de abuso de drogas, maus tratos e resultados viciados.

A introdução em Portugal das apostas hípicas mútuas de base territorial por parte da SCML deve ser cancelada, evitando assim que esta entidade associe o seu bom nome, de forma gratuita e desnecessária, a sofrimento animal.

Sabendo que apoiantes, utentes, parceiros e mecenas da SCML se identificam com os princípios fundamentais do bem-estar e da vida, na certeza de que V/ Exa. irá refletir sabiamente sobre a importância de proteger e defender os seres vivos, os assinantes subscrevem-se com a máxima consideração.

.........................................................................................................................................................
Informação publicada sobre o tema:

Contra as apostas hípicas em Portugal, para Sr. Dr. Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Responsável pelo Departamento de Jogos da SCML foi criada por: SOS Animal - Portugal.
Esta petição foi criada em 03 Fevereiro 2020