Contra o Abate dos Sobreiros em Jafafe

Para: Assembleia da República; ICNF; IP

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

Serve a presente petição para impedir o abate de, aproximadamente, 25 sobreiros existentes ao longo da linha férrea do Vouga, na zona de Jafafe.

Segundo a própria plataforma do ICNF, “a proteção do sobreiro justifica-se largamente pela sua importância ambiental e económica”.

O sobreiro é considerado parte integrante do Património Nacional e, para além disto, alguns destes sobreiros são árvores centenárias. Assim sendo, é de elevada importância todos nós protegermos os mesmos.

Desta forma, para nós é impensável sequer considerar o abate injustificável destas árvores que estão perfeitamente sãs e não comprometem ou colocam em perigo a circulação do comboio. Concordamos sim com uma poda seletiva, no caso de se verificar que é o melhor tanto para a longevidade dos sobreiros como em termos de segurança.

Solicitamos ainda que o enquadramento legal vigente seja revisto e adaptado à salvaguarda do interesse das populações na preservação do património natural.

Neste sentido, apelamos à comunidade que assinem e partilhem esta petição a fim de sensibilizar as entidades envolvidas.
Contamos com todos nesta luta!

Esta petição foi criada em 25 março 2023