Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição pela retirada do apoio financeiro do governo português ao filme "O Grande Circo Místico"

Para: Exmo. Sr. Jorge Barreto Xavier, Secretário de Estado da Cultura

O filme "O Grande Circo Místico" moveu a produção do Brasil para Portugal para poder utilizar animais nas filmagens, apesar de no nosso país existir a Portaria n.º 1226/2009, que proíbe aos circos a detenção de animais selvagens, abrindo apenas uma excepção para os animais já detidos à data da entrada em vigor desta portaria.

No entanto, a ineficácia da legislação portuguesa não apenas permite que os circos continuem a apresentar animais, inclusive nascidos após a entrada em vigor da referida portaria, mas também, como se verifica neste caso, atrai para o nosso país pessoas que pretendam explorar animais impunemente e não o possam fazer nos seus países de origem.

Esta situação é agravada pelo facto de o governo português ter garantido aos responsáveis pela produção deste filme um apoio financeiro no valor de 110.521,66 euros.

O reconhecimento de que a exploração de animais na indústria circense é eticamente incorrecta tem levado à sua proibição em cada vez mais países. Não aceitamos que Portugal se mantenha alheio a essa evolução, não apenas permitindo a exploração destes animais, mas também financiando-a, pelo que instamos o Exmo. Sr. Secretário da Estado da Cultura a retirar o apoio financeiro concedido à referida produção cinematográfica.

Os signatários
  1. Actualização #1 Encerramento

    Criado em terça-feira, 14 de Outubro de 2014

    Esta petição foi encerrada e enviada ao Exmo. Sr. Jorge Barreto Xavier, Secretário de Estado da Cultura.




Qual a sua opinião?

Petição pela retirada do apoio financeiro do governo português ao filme "O Grande Circo Místico", para Exmo. Sr. Jorge Barreto Xavier, Secretário de Estado da Cultura foi criada por: Associação Vida Animal.
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
3.652 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.