Fim da Interdição de cães nos relvados de Nova Oeiras
Para: Ex.mo Presidente da Câmara Munipal de Oeiras; Ex.mo Vereador do Ambiente de Oeiras; Ex.mo Presidente da Junta da União de Freguesias Oeiras e S.Julião da Barra, Paço-de-Arcos e Caxias
Dada a recente colocação de placas de interdição de cães nos relvados da área da Alameda Conde de Oeiras, em Nova Oeiras, escolhemos esta plataforma, no sentido de mostrar o nosso desagrado e indignação perante tal situação.
Somos tal como os muitos cidadãos conscientes e responsáveis na correcta e cívica utilização dos espaços públicos porém, esta medida consideramo-la ofensiva, punitiva e, até, antidemocrática uma vez que restringe a nossa utilização dos espaços verdes em que os gozamos muitas vezes em convívio familiar e comunitário. Compreendemos e desejamos que seja feito um bom uso da área em causa por forma a que todos possamos usufruí-la acompanhados ou não pelos nossos animais de companhia. Somos donos responsáveis e apanhamos, acondicionamos e despejamos os dejectos dos nossos animais nos respectivos recipientes do lixo.
Logo, este tipo de acções restritivas não nos parecem ser a forma mais indicada para resolver os problemas ambientais na zona.
A deterioração dos jardins desta área não nos pode, assim, ser imputada, nem a assumimos como tal, pois, também, é do nosso desagrado observar alguns tipos de comportamentos nada cívicos passando a enunciá-los:
1. As zonas mais cerradas da mata são muitas das vezes utilizadas como latrinas por pessoas estranhas
2. O vandalismo nas infra-estruturas é frequente
3. A recolha dos recipientes do lixo não é feita de forma eficiente
4. São efectuadas descargas dos lixos e estrumes das limpezas dos jardins de algumas vivendas nas zonas de acesso ao circuito
5. Nenhuma acção de prevenção, que nós tenhamos conhecimento foi efectuada contra Lagarta do Pinheiro ou processionária, uma espécie com grande impacto negativo em pessoas, em animais, bem como, nos próprios pinheiros
6. A presença de alguns cães sem vigilância dos donos
7. A falta de segurança que se verifica com a presença de indivíduos estranhos e suspeitos na referida zona, etc., etc...
Acreditamos que é por acções de formação e iniciativas de sensibilização que se obtém a correcta colaboração e cooperação de todos os cidadãos e, neste sentido, dispomo-nos a colaborar.
Para finalizar deseja-mos que esta restrição seja levantada e que sejam abordados de forma correcta e honesta os verdadeiros problemas na área em questão, muitos deles atrás referidos.
Quanto aos senhores que tiveram esta iniciativa de mascarar as realidades escondendo o que é prioritário terão que ter uma visão mais ampliada e uma postura mais correcta sobre esta situação.
Perante o exposto, dispomo-nos ao diálogo.
Atentamente o Movimento de Cidadãos e Cães de Nova Oeiras