CASA MORTUÁRIA NO BAIRRO 16 DE MARÇO, NÃO!

Para: Presidente da Assembleia Municipal de Santarém

O Presidente da Câmara Municipal de Santarém anunciou recentemente que a nova Casa Mortuária da cidade vai ser construída no ex-Bairro 16 de Março (também conhecido por Bairro Salazar), no final da Rua Gen. Humberto Delgado, zona conhecida por Rafôa.

Atendendo a que:
1- O local referido dista do cemitério cerca de 3 km e fica no extremo oposto da cidade.
2- A Rua Gen. Humberto Delgado tem já significativos problemas de circulação e estacionamento.
3- Os cortejos fúnebres teriam de percorrer um extenso trajeto que atravessaria a cidade até ao cemitério e iria provocar congestionamentos de tráfego.
4- Existem, próximo do cemitério, terrenos e edifícios que constituem alternativas.

Os signatários desta Petição consideram que:
i. É importante encontrar uma alternativa à localização atual, que não serve os interesses dos munícipes e que não tem a dignidade nem as estruturas exigidas a um equipamento com este desígnio.
ii. No entanto, não se pode tomar esta decisão de ânimo leve, sendo preferível manter-se a situação atual até que seja definido um local para a nova Casa Mortuária que não enferme de tantos inconvenientes. Não vamos trocar o mau pelo o péssimo!
iii. É essencial que a nova localização seja próxima do cemitério, mesmo que, para tal, a Câmara tenha de adquirir ou expropriar um espaço.

Pelo exposto, o local proposto pela Câmara Municipal para a nova Casa Mortuária da cidade é veementemente rejeitado pelos signatários, por ser completamente desadequado, e desta forma vêm exigir a suspensão desta intenção e o estudo de alternativas consentâneas!

São promotores (por ordem alfabética):

André Gonçalo Rodrigues Lopes
António Manuel Garcia Correia
Armando António Leal Rosa
Carlos Almeida Cruz
Carlos Guedes Amorim
Dunia Rosa E. Viegas da Palma
Eduardo de Oliveira Tavares
Francisco António Madeira Mendes
Joaquim Manuel Correia Bernardo
Joaquim Soares Duarte
Jorge Manuel Raimundo Custódio
José António Soares Mendes da Silva
José Manuel Augusto de Magalhães
José-Augusto Rodrigues
Luís Paulo Melo Nazareth Barbosa
Maria de Lurdes Pinto Silva Farinha
Maria de Lurdes E. Asseiro da Luz
Pedro Passos Canavarro

CASA MORTUÁRIA NO BAIRRO 16 DE MARÇO, NÃO!, para Presidente da Assembleia Municipal de Santarém foi criada por: Associação Mais Santarém - Intervenção Cívica.
Esta petição foi criada em 19 fevereiro 2019