Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

CARTA ABERTA SOBRE A AUDITORIA E AS ELEIÇÕES NA QUERCUS

Para: Direcção Nacional e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

Exma Sr.ª Presidente da Direção Nacional da Quercus em exercício,
Exmo Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Geral e Eleitoral

Tivemos conhecimento de que está a decorrer uma Auditoria Forense, promovida pela atual Direção Nacional em exercício, na sequência de diversas suspeitas que se levantaram sobre a gestão da Quercus nos mandatos de 2015 a inícios de 2020, algumas das quais focadas no programa televisivo "Sexta às Nove", divulgado a 28 de fevereiro de 2020. Saudamos em particular essa iniciativa, que esperamos, possa apurar a verdade dos factos e trazer luz sobre eventuais responsáveis.

A Assembleia Geral Ordinária, inicialmente convocada para dia 26 setembro de 2020, seria na nossa expectativa, o momento em que — no contexto da análise das contas e relatórios — os associados poderiam levantar questões sobre a Auditoria, dado que a Ordem de Trabalhos não previa outro momento para tal. Ora, como foi divulgado pelos associados, a mesma foi desconvocada (alegadamente devido à pandemia) e só se realizará na manhã do dia 31 de outubro. Por outro lado, foram convocadas eleições antecipadas para o mesmo dia 31 de outubro, à tarde.

Ora, uma vez que a situação de pandemia naturalmente se mantém, grande parte dos associados irão presumivelmente optar pelo voto por correspondência, pelo que não terão portanto acesso a toda a informação atempadamente, para poderem votar em consciência. Por outro lado, as pessoas que votam por correspondência irão solicitar os seus boletins de voto com antecedência, possivelmente a partir da 2ª semana de outubro. Pelo que será fundamental que os resultados da Auditoria sejam comunicados aos associados antes dessa data.

Pelo que,
Os abaixo assinados, associados e amigos da Quercus vêm por este meio solicitar que os resultados da Auditoria sejam divulgados atempadamente pelos associados, salvo situações que sejam justificadas pelo segredo de justiça ou de investigação pelo Ministério Público. Tal poderá ser feito através de uma apresentação abrangente dos mesmos por escrito, ou de uma apresentação dos resultados principais via zoom ou plataforma similar. Solicitamos assim:

- A divulgação atempada dos resultados - mesmo que preliminares - da auditoria, com apresentação feita pelo auditor, que deverá estar presente para responder a perguntas dos associados, preferencialmente até 10 de Outubro;

- A divulgação urgente, por newsletter ou email, junto dos associados, desta mesma apresentação.

Mais esclarecemos que esta iniciativa parte de um grupo independente de associados e amigos da Quercus, com o único objetivo de garantir a ética e a integridade da associação, no presente e no futuro.

Atentamente,



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
68 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.