Petição Por Autocarros da Carris na Amadora
Para: Câmara Municipal da Amadora, Carris
De acordo com o estudo estatístico do INE (Instituto Nacional de Estatística) População residente (N.º) por Local de residência, Sexo e Grupo etário; Anual - INE, Estimativas Anuais da População Residente, referente ao ano de 2012, o concelho da Amadora tem 175 685 residentes, sendo o 8º município com maior número de população residente do país.
Sendo a cidade da Amadora uma cidade-dormitório para os estudantes universitários e para a maioria da população ativa, o que leva a que imensas pessoas se desloquem diariamente para a área metropolitana de Lisboa, seria extremamente favorável à população que a Carris passasse a servir também o resto do concelho, além da Damaia, tendo em vista proporcionar mais meios de transporte e mais diretos para o centro de Lisboa e maior variedade de horários, preenchendo, também, a lacuna dos transportes a partir das 20h, bem como dos transportes de madrugada.
A Vimeca, servindo como carreira suburbana com longas viagens pelo interior do município, não preenche a necessidade de autocarros diretos e com percursos em Lisboa, praticando, também, preços muito mais elevados que a Carris.
Deste modo, a seguinte petição tem como objectivos:
• Alargar o percurso das carreiras 724, 726, 729, 747, 768 (Diurno) e 202 (Nocturno), cuja paragem terminal é na Pontinha, à Amadora, através da Brandoa.
• Alargar o percurso das carreiras 711, 746, 764 e 767 (Diurno), cuja paragem terminal é na Damaia, à Amadora, através da Reboleira.