Fim da Proibição de Transporte de Bicicletas nos Comboios da CP

Para: Dr. Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e da Habitação

Exmo. Senhor Dr. Pedro Nuno Santos, Digmo. Ministro das Infraestruturas e da Habitação

Num país que se prima por estar na vanguarda, defender o eco-sistema e procurando cada vez mais melhorar o meio ambiente, a utilização de meios de deslocação alternativos, tal como as bicicletas tem tido cada vez mais procura pelo público em geral, como meio de transporte.

A CP- Comboios de Portugal desde cedo se manifestou publicamente solidária, criando espaços e dando oportunidade aos utilizadores de bicicletas para se deslocarem com as mesmas nas suas carruagens. Esta medida teve claramente impacto na sociedade e, em alguns centros urbanos, foi notório o aumento da circulação de bicicletas na via pública, contribuindo assim para a redução de veículos motorizados e também a redução do congestionamento dos transportes públicos em meio urbano. Muitas famílias conseguiram uma poupança económica significativa, deslocando-se de zonas da periferia até às entradas das grandes cidades em comboio, munidos da sua bicicleta, e posteriormente ficam livres para se deslocarem para os seus empregos e afins.

O Estado de Emergência devido ao Covid-19 teve e tem ainda um impacto significativo na vida da população em geral. As medidas de prevenção e segurança foram accionadas, e uma delas foi por parte da CP- Comboios de Portugal, que desde o dia 23 de Março proibiu a deslocação de passageiros munidos das suas bicicletas. Algo sem sentido dado que muitos países fazem precisamente o contrário, promovendo o uso da bicicleta para reduzir o número e pessoas nos transportes públicos urbanos e desta forma diminuir a a propagação da doença.

No dia 4 de Maio, foi alterado o estado de emergência para estado de calamidade. Previa-se por parte da CP-Caminhos de Portugal uma mudança de estratégia referente aos seus clientes utilizadores de bicicleta. Uma medida que seria importantíssima para a sociedade, pois um utilizador de bicicleta contribui para a prevenção de grandes aglomerados em outros transportes públicos dentro das grandes cidades, como o metro e autocarro.

Pela especial sensibilidade social e pela assertividade com que apresenta o rumo à ação governativa, contamos com a intervenção de V. Exa. para nos ajudar a mediar um contacto que será sempre entre partes desiguais, fazendo prevalecer o interesse de todos os portugueses.
15/05/2020

Esta petição foi criada em 14 Maio 2020