Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Carta aberta ao Sr. Rui Pedro Soares - Administrador da SAD de osBelenenses

Para: Socios e Adeptos do CF osBelenenses, bem como toda a comunidade desportiva nacional

Carta Aberta

ao Senhor Rui Pedro Soares,
Presidente da Os Belenenses, SAD.


"Exmo. Senhor Rui Pedro Soares,

Endereçamos-lhe esta carta na sequência da sua tentativa de denúncia do Acordo Parassocial celebrado entre a Codecity Sports Management, Lda (sociedade comercial por quotas de responsabilidade limitada com 10.000 € de capital social de que o senhor é sócio gerente) e o Clube de Futebol “Os Belenenses”, acordo esse que dita as regras que regulam as relações entre Clube e SAD.

Os signatários da presente carta estão muito preocupados com as consequências para o Clube de Futebol “Os Belenenses” da política e da gestão seguidas pela actual Admnistração da Belenenses SAD., do qual o Senhor é Presidente do Conselho de Administração.

Após um processo no mínimo controverso de aquisição das acções da Belenenses SAD, promovido aparentemente sem o devido e real conhecimento dos sócios, e que na opinião de muitos belenenses se encontra ferido de legalidade, constata-se neste momento que:

a. A SAD tem pautado a sua conduta por um total desrespeito e desconhecimento da grandeza e história do Clube de Futebol “Os Belenenses”;

b. Existe da parte do seu Grupo de Investidores e da Codecity uma real incapacidade financeira para resolver os problemas da SAD, como ainda recentemente se provou pela existência de penhoras efectivas sobre a receita do último jogo com o Sport Lisboa e Benfica, demonstrando assim a ausência de garantias para o futuro;

c. Não sabemos, até pelo facto da SAD não apresentar contas se tem vindo a cumprir pontualmente as obrigações fiscais da Sociedade, correndo a noticia de que existe uma derrapagem no cumprimento das obrigações fiscais da Sociedade;

d. Não existem contas aprovadas da Sociedade, ultrapassando largamente os prazos legais (a prestação de contas deveria ter sido feita até 30 de Setembro de 2013), incumprindo dessa forma as suas obrigações e contribuindo para promover a dúvida e o desrespeito pelos accionistas e pelo accionista Clube e seus associados;

e. Verifica-se uma Gestão Desportiva desastrosa, sem plano, sem regras, sem estratégia, contradizendo continuamente o que se afirma, com reflexos na classificação da Superliga onde, em 66 pontos possíveis, somamos apenas 17 e em 22 jogos apenas fomos capazes de marcar 11 golos sendo, de longe, o pior ataque da prova e onde apenas logramos vencer por 3 vezes;

f. A política de aquisições tem-se revelado um fiasco com situações em que se verifica, por exemplo, atletas a serem contratados em Janeiro para logo depois serem dispensados (Linz?); atletas do plantel a serem colocados em Clubes secundários no Mercado de Janeiro e depois a serem devolvidos à procedência (Deyverson e André Teixeira) e atletas ligados contratualmente ao Clube impedidos, segundo a comunicação social e o próprio treinador, de jogar contra adversários do nosso campeonato (Miguel Rosa);

g. Constata-se nesta altura crucial da temporada que o plantel da equipa profissional está completamente destroçado em termos motivacionais, se encontra descompensado, sem rumo e sem liderança e mais grave do que tudo isso sem perspectivas de haver melhorias até final da temporada desportiva;

h. O senhor e o grupo de pessoas que o acompanha têm revelado um profundo desconhecimento do produto futebol, nomeadamente do futebol em Portugal, provocando inclusive atitudes contrarias à identidade e missão de Os Belenenses;

Não se discutindo agora se a sua posição na Belenenses SAD é legitima ou ilegítima, queremos dizer-lhe que perdemos toda e qualquer esperança e confiança na sua gestão.
Os sócios e os adeptos do Belenenses, mesmo os que quiseram acreditar inicialmente na bondade da sua entrada na SAD, sentem-se defraudados.

Nenhuma circunstância, conjuntural ou estrutural pode justificar tamanho fracasso e a insatisfação que, de norte a sul do País, existe contra esta Administração da SAD por si liderada é já uma triste realidade.

A sua gestão e a da Codecity, sem estratégia e recusando as evidências, estão a fazer caminhar o futebol profissional do Belenenses para o abismo e para o fundo da classificação, retirando esperança aos sócios e adeptos do Clube.

A recente carta de denuncia, por parte da Codecity Sports Management, Lda., do acordo parassocial existente entre a referida sociedade e o Clube de Futebol “Os Belenenses” é de enorme gravidade, de duvidosa legalidade e é mais uma afronta gratuita aos superiores interesses desta instituição e às principais premissas do negócio (legitima?) que lhe proporcionou o controlo da SAD.
O agravamento incomportável do relacionamento entre o CFB e a SAD é assim uma realidade, e vai agravar-se se não se puser termo imediato à estrategia seguida.

O Clube não pode ter dentro de sua casa quem está contra si e esta SAD tem procurado sistematicamente o confronto e muitas vezes, o que é estranho, o confronto pelo confronto.
Perguntamos-lhe directamente: quais são os factos praticados pelo Clube e a sua Direcção que estão na origem da denúncia do Acordo Parassocial?

Perante estes factos, os signatários interpretam - e justamente - a crescente contestação que se ergue contra si, contra a CodeCity e contra esta Administração da SAD, como uma exigência, para que o Senhor altere e reconsidere, urgentemente, as opções estratégicas e financeiras que vem seguindo.

Caso contrário, é seu dever retirar as obrigatórias ilações e as consequências que se impõem, articulando com o Clube as condições para a devolução do controlo da SAD e o futebol profissional, poupando assim o Clube de Futebol “Os Belenenses” e o Pais Desportivo a mais graves e imprevisíveis consequências.

Aos órgãos sociais do Clube de Futebol “Os Belenenses” e aos membros do Conselho Geral queremos dizer-lhes que têm a legitimidade democrática conferida pelo voto, que falta à Administração da SAD, para agirem e defenderem intransigentemente o bom nome e os superiores interesses do Clube.

Viva o Clube de Futebol “Os Belenenses”

Restelo, 14 de março de 2014



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 15 março 2014
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
13 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.