Baixar o preço dos Combustíveis

Para: Ex.mo Senhor Presidente da República, Ex.mo Senhor Primeiro Ministro, Senhores/Senhoras Deputados/Deputadas da Assembleia da República

O momento que atravessamos atualmente é de profunda recessão económica, e como se não bastasse, o preço dos combustíveis é cada vez mais elevado. Consideramos os combustíveis como um bem essencial para todos os cidadãos.

Tendo em conta alguns factores, é expectável que os preços dos combustíveis sejam actualmente tão elevados. Factores esses, como por exemplo a taxa sobre os combustíveis que ultrapassa os 60% (assim sendo, por cada 100 euros gastos em gasolina, 60 euros vão para os cofres do Estado), ou a dependência da cotação do petróleo, tendo o barril do Brent como referência.

Em 2009, quando os preços de venda eram bastante similares como os que são praticados actualmente, o preço do barril (Brent) era quase o dobro do que é actualmente.

Num país como Portugal, em que o salário mínimo é inferior a 700€, é completamente desproporcional com a realidade em que vivemos continuar a praticar estes preços nos combustíveis.

Seria expectável remover todas as taxas associadas a este BEM ESSENCIAL e reduzir a taxa de IVA para a taxa mínima. Só assim conseguiremos fazer frente a esta situação que já se revela incomportável.

Apelamos ao bom censo de quem nos governa, tendo em conta a situação actual do país e do mundo, procedendo à descida do preços dos combustíveis em mais de 30 cêntimos por litro, tendo em conta o citado antes.

Com os melhores cumprimentos,
Subscrevo-me.