Petição Projecto AzoresTV

Para: Câmara Municiapal de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal da Praia da Vitória, Governo Regional dos Açores

Caros Fãs dos Açores,

Certamente alguns de vós já ouviram falar na televisão online AzoresTV ou dos estúdios VITEC, sobretudo durante o último Carnaval da nossa ilha. Mas para quem ainda não conhece, gostaria de partilhar com vocês alguns dados desta empresa.
A produtora Paulo Feliciano Audiovisual Lda surge de um projecto que começou em 1992 com um único sócio, Paulo Feliciano, que desde sempre se interessou pela produção audiovisual.
Esta empresa, com sede em Angra do Heroísmo (Ilha Terceira, Açores) reúne equipas de produção nos estúdios VITEC para servir clientes de prestígio, maioritariamente do mercado televisivo e institucional, no entanto, estende a sua actividade a todas as ilhas, Portugal Continental e ainda ao Estrangeiro.

www.azorestv.com
www.estudiosvitec.com

Um dos maiores sucessos desta empresa tem sido as coberturas do Carnaval da Terceira, mesmo sem qualquer apoio financeiro, publicitário, ou comercial:

Durante os 4 dias de directos do Carnaval 2010, a AzoresTv registou mais de 131 mil ligações únicas que geraram mais de 3 milhões de cliques no site, fazendo da azorestv.com um dos sites mais vistos da região.
Apesar da falta de apoios na divulgação e dos custos associados ao serviço que a AzoresTV oferece, este projecto distingue a produtora VITEC como sendo a número 1 em qualidade e inovação
Mesmo com divulgação condicionada, estes foram os dados em apenas 4 dias:

• 131,095 Visualizações do directo
• 3,121.863 Cliques no site
• No entanto, vários PCs tinham mais do que uma pessoa a assistir ao directo. Em alguns
casos, haviam salas cheias de pessoas a assistir a uma projecção do site a partir de um só PC.
• Alguns servidores também estavam a repartir o stream for vários PCs dentro da sua rede (ex. a Base das Lajes)
• A audiência foi distribuída da seguinte forma:
EUA - 49%
Portugal - 45%
Canadá - 4%
Brasil - 1%
Outros - 1% (Irlanda, Àfrica do Sul, Luxemburgo, França, Japão, Rússia, Polónia, Austrália, Inglaterra, Suíça, Alemanha, Itália, Grécia, Bermudas, México, Rép. Checa, Namíbia, Roménia, China)

• O horário de maior audiência foi das 18h às 2 da manhã. O crescimento de visitas no site em relação à média de Fevereiro foi de 160% e de 320% em relação a Janeiro de 2010.

• Vários espectadores enviaram mensagens a agradecer o trabalho do Carnaval e algumas a confirmar que o directo da Azores TV foi claramente o de melhor qualidade. Aqui ficam alguns comentários enviados pelos espectadores:

Susana Gouveia: olá boa noite pra terceira eu estou adorar ver este carnaval da nossa ilha quero também dar os parabéns pelo vosso trabalho aqui deixo um abraço duma terceirense que esta no Canadá.
Carlos: agradeço o vosso trabalho e que continuem por muitos anos são os votos deste imigrante que nasceu em São Mateus muito obrigado
Valter: Awesome Job!

Carla Meneses: o vosso palco estava melhor do que o da praia de todos os lugares que eu estive na net a ver, o vosso de imagem é a melhor dá para ver bem as caras das pessoas com mais nitidez do que o da praia pois vocês estão a fazer um bom trabalho

Zaida Ávila: assisti todos os dias do vosso directo e achei muito gratificante pois deram oportunidade de outras pessoas que estivessem longe de acompanhar nossa tradição e dar a conhecer a outras que ainda não sabiam como a festa carnavalesca aqui se festejava.

Paula Ourique da Califórnia: Boa noite, Antes de terminar a noite e o carnaval gostaria de mais uma vez agradecer o vosso trabalho. Eu e a minha família assim como muitas outras famílias espalhadas pelo mundo fora estamos a assistir as vossas transmissões e de coração queria agradecer o vosso esforço e empenho, para que quem vive fora da Terceira mas continua com o carnaval no coração possa de alguma maneira participar. Sem duvida que Sta. Luzia teve a melhor transmissão neste carnaval Parabéns.

É, pois, de louvar que haja uma empresa como a VITEC, que ajuda a divulgar as nossas tradições com a qualidade que as dignifica mostrando, local, nacional e internacionalmente o que de melhor os Açores podem oferecer.
O importante não é a quantidade, mas sim a qualidade de um serviço público que dignifique as tradições das nossas ilhas. Este verdadeiro serviço púbico e outros que a VITEC tem vindo a fazer de forma a servir todos os Açorianos espalhados pelo mundo merecem todo o reconhecimento. E é bom saber que por todo o mundo se assistem às nossas tradições graças a este serviço que une Açorianos e expande a nossa cultura para além destes.
As pessoas erradamente pensam que um site por ter muito tráfego automaticamente dá lucro. No entanto, quanto mais vídeos online e mais tráfego, maior são os custos de telecomunicações que o produtor Paulo Feliciano tem de pagar para que todos possam ver esses vídeos de forma gratuita. Este é claramente um serviço público audiovisual, mas não recebe qualquer apoio da contribuição audiovisual (como a RTP ou a RDP) que cada um de nós é obrigado a contribuir na conta de electricidade.
Havendo um mercado de publicidade suficientemente forte, o problema estaria resolvido, mas na ilha Terceira não temos essas condições para o nível que a AzoresTV trabalha, embora todos gostem dos resultados de qualidade. A empresa Bee-Clean foi o primeiro privado patrocinar o projecto. Mas sem o apoio das Câmaras Municipais, ou do Governo Regional, torna-se impossível conseguir suportar todos estes serviços que incluem os custos de mão-de-obra de uma equipa de técnicos qualificados, de equipamentos, ou de telecomunicações com os servidores onde está alojado o canal da AzoresTV.

A AzoresTV é um canal online que pretende divulgar os Açores, fazendo promoção cultural e turística de qualidade e à escala mundial tendo todo o mérito para ser um projecto apoiado pelas entidades regionais.
Para tal, se quer ajudar o Paulo Feliciano e toda a equipa da VITEC a manter o seu belíssimo Projecto AzoresTV, assine a petição que irá ser entregue às Câmaras da Praia e Angra e Governo Regional dos Açores por iniciativa de fãs deste canal online.

Petição Projecto AzoresTV, para Câmara Municiapal de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal da Praia da Vitória, Governo Regional dos Açores foi criada por: Fãs dos Açores.
Esta petição foi criada em 10 março 2010