Apoio aos Alunos com Carência de meios Tecnológicos
Para: Presidência da República, Governo de Portugal
Exmo Sr. Presidente da República, Exmo Primeiro Minisistro, Exmo Ministro da Educação,
Venho por este meio apelar ao vosso apoio no sentido de ajudar os alunos carenciados e com menos possibilidades através da aquisição de "micro-computadores" de muito baixo custo para efeitos de ensino à distância, juntamente com as entidades Operadoras de Telecomunicações, através de pontos de acesso oferecidos pelos mesmos.
A proposta é simples, hoje em dia existem meios tecnológicos para que todos os alunos tenham acesso a um "micro-computador" denominado de "Raspberry Pi" ou "Orange Pi", este computador conta com um sistema operativo integrado e também com capacidade de ligar a qualquer aparelho televisivo, inclui também a possibilidade de navegação através da internet, o que seria ideal para "tele-escola".
Estes 'micro-cmputadores' têm um custo muito baixo para o cidadão comum (em média 40€), sendo que comprados em grandes quantidades obviamente o valor iria descer drasticamente, e, por isso, seria uma possibilidade viável para colmatar o problema da carência de fundos de determinados alunos.
Foram efectuados cálculos muito superficiais sem ter em conta os preços por quantidade:
As estimativas são de 50.000 alunos sem computador e internet.
50.000*40 (Raspberry Pi 4) - 2.000.000€. - Mais informações em: https://www.raspberrypi.org/
Se considerarmos a hipótese de serem 100.000 alunos sem condições para o ensino à distância, o valor obviamente duplicaria, mas penso que seria perfeitamente viável dadas as condições actuais, qualquer das formas, com o apoio do fundo Europeu (agora já aprovado), isto seria algo a ter em consideração.
Neste momento não me ocorre nada a adicionar a esta petição, mas tendo em consideração os problemas actuais, convido-vos a ler, e a ter em conta este pedido, por nós, por Portugal e claro, pelos nossos Alunos.
Sem outro assunto,
Ricardo Mourita