OBRAS NA ESSL JÁ

Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República e Exmo. Senhor Ministro da Educação, com a tutela da Juventude e do Desporto, do XXI Governo Constitucional

com a tutela da Juventude e do Desporto, do XXI Governo Constitucional,

Vimos por este meio dar a conhecer a V.Exa. a situação que se vive diariamente na Escola Secundária de São Lourenço (ESSL), em Portalegre, que, certamente, V.Exa. desconhece.
Apesar de ter sido renovada entre 2008 e 2009, as condições físicas atuais da ESSL, em Portalegre, colocam, diariamente, a segurança da comunidade escolar em perigo.
Ao longo destes 13 anos, tanto as “intervenções pontuais de reparação” como as “intervenções programadas de conservação e manutenção” têm sido sucessivamente adiadas e/ou canceladas levando a constantes e insistentes queixas por parte de toda a comunidade escolar.
Ano após ano, vemos na nossa escola, portas partidas, bolor, humidade, baldes e panos que amparam águas, por toda a instituição. A situação escala de uma forma assustadoramente rápida:
- Num dos corredores mais movimentados do edifício, pelo qual passam diariamente centenas de pessoas, tiveram de ser retirados dois pedaços de teto falso por se encontrarem na iminência de colapsar, pondo, desta forma, em causa a integridade dos utilizadores do espaço escolar.
- A sala de rádio tem constantemente humidade pois verificam-se infiltrações o que gera um cheiro nauseabundo e a impossibilidade de utilização do espaço.
- Existem salas de aula que não podem ser utilizadas pelas escorrências que se verificam sempre que chove e cujos tetos completamente pretos demonstram esta situação.
- Os sistemas de aquecimento desde a requalificação do edifício mal funcionaram devido a deficiências na sua colocação e no seu planeamento face às condições meteorológicas da região que não foram tidas em linha de conta.
- Existem balneários femininos que não podem ser utilizados pois não têm água quente, devido a sucessivos problemas nas caldeiras, já que o sistema de painéis solares térmicos presentes no edifício nunca funcionou.
- Verifica-se uma praga de térmitas na escola que estão a danificar as madeiras e estruturas dentro do edifício escolar e que após sucessivos apelos continuam por resolver.
- Várias portas de emergência encontram-se atualmente fechadas a cadeado, por estarem em perigo iminente de cair caso sejam abertas, numa escola que tem laboratórios, salas de eletrotecnia e oficinas de arte, a funcionar diariamente. O não cumprimento das mais elementares regras de segurança que resultam na impossibilidade de utilização dessas portas de emergência, representa uma preocupação constante perante a possibilidade de ocorrerem acidentes cujos resultados podem revelar-se desastrosos.

Face ao exposto, verifica-se um gritante incumprimento do contrato estabelecido entre a Parque Escolar e o Estado Português, bem como a ausência de resposta às reclamações e pedidos de intervenção da Direção da ESSL.
A Associação de Estudantes, solidária com todos os membros desta comunidade escolar, decidiu implementar novas medidas, já que após as diversas tentativas de contacto com as entidades com responsabilidade nesta matéria, nada foi feito e a situação só tem vindo a piorar.

Neste sentido, a Associação de Estudantes convoca todos os estudantes para uma greve geral de alunos no dia 24 de março, dia do estudante, para exigirmos OBRAS NA ESCOLA JÁ! por uma ESCOLA DIGNA PARA TODOS!

OBRAS NA ESSL JÁ, para Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República e Exmo. Senhor Ministro da Educação, com a tutela da Juventude e do Desporto, do XXI Governo Constitucional foi criada por: Estudantes da ESSL.
Esta petição foi criada em 06 março 2022