Petição À VILA O QUE ERA DA VILA

Para: Câmara Municipal de Vila Franca, Governo Regional dos Açores

O Concelho de Vila Franca do Campo, primeira Capital da ilha de São Miguel, é uma importante referência histórica não só para os Vilafranquenses, mas também para os Açorianos. Assim sendo, o seu património histórico deve ser preservado, valorizado e devolvido a esta Vila aquele que foi adulterado. O Centro Histórico, classificado como Conjunto Arquitectónico de Interesse Regional é disso exemplo.
A recente mudança política verificada na Vila, provando mais uma vez, que a vontade do povo impera em democracia, abriu portas à mudança.
Solicitamos às Entidades competentes, Câmara Municipal de Vila Franca e Governo Regional dos Açores, que u valorizem e devolvam à Vila:
1. O Largo do Pelourinho (Vila Franca do Campo é o único local dos Açores que tem um Largo com este nome) deve ser referenciado como um importante facto histórico, não só com a respectiva placa toponímica mas também “reconstituindo” um pelourinho que lembre o outrora ali existente;
2. O Largo do Município à sua forma original e retirar os candeeiros, quais mastros de navio, que lá se encontram pois não se enquadram arquitectonicamente ao local;
3. Os bancos do século XIX (que saudades do velho banco da preguiça) e candeeiros do Jardim Antero de Quental.
As barbaridades cometidas ao património histórico desta Vila, só podem ter sido cometidas por ignorância e megalomania, devem agora ser corrigidas.

Esta petição foi criada em 16 janeiro 2010