Touradas? Sem medo, vamos a referendo.
Para: Presidente da República, Parlamento, Assembleia da República
A verdade é que as actividade tauromáquicas fazem parte da história de muitos países europeus e não só. A lide do touro é vista por milhares de pessoas ao longo de muitos anos. É um facto, não há como negar.
Porém, não é menos verídico que as populações (ou civilizações, como preferirem) têm sofrido diversas transformações. Se, em alguns casos essas modificações foram suficientes, muitos são os outros em que a metamorfose de pensamentos, por exemplo, claramente são insuficientes. A tourada é um destes, flagrantes, casos.
Há vários anos que a população portuguesa está, aparentemente, dividida. Se, por um lado, os gritos agonizantes de um animal em sofrimento - perante o deleite sádico de alguns (cada vez menos) espectadores - é considerado arte ou cultura; por outro lado, existem milhares de portugueses que acompanharam a tal transformação a que, carinhosamente, denominam de evolução. Para os últimos, a tourada é mesmo uma actividade barbárie e sem lugar no Portugal do futuro, no Portugal das nossas crianças, no Portugal que sonha mesmo ser o "paraíso à beira-mar plantado".
Dada esta divisão ideológica entre portugueses e, como acreditamos que esta não é uma ténue e equilibrada divisão, pretendemos solicitar ao Exmº Sr. Presidente da República, ao Governo e também aos membros constituintes da Assembleia da República Portuguesa a criação de um Referendo a nível Nacional para que, de uma vez por todas, seja feita a devida justiça.
"O Referendo é um instrumento de democracia directa, pelo qual cidadãos eleitores são chamados a pronunciar-se, por sufrágio directo e secreto, sobre questões que órgãos do poder político pretendam resolver mediante acto normativo, sobre questões concretas da competência de órgãos das autarquias locais ou da competência das respectivas assembleias legislativas regionais ou do governo regional."
- Comissão Nacional de Eleições
Para formular um Referendo torna-se necessário:
- Deputados, grupos parlamentares ou grupos de cidadãos compostos por um mínimo de 60 mil eleitores.
Conseguimos alcançar este número e acabar com as touradas de uma vez por todas?
Sem medo, vamos a referendo?
|
Assinaram a petição
69 578
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|