Petição Para que a Tauromaquia seja declarada Património Cultural Imaterial e de Interesse Municipal de Elvas
Para: Assembleia Municipal De Elvas
A Tauromaquia representa para Portugal uma arte e uma prática cultural que deve ser preservada e protegida, neste sentido a secção de municípios com actividade taurina criou o estatuto de património cultural imaterial e de interesse municipal com vista a blindar a tauromaquia e salvaguardar a sua continuidade nos municípios que considerem esta arte uma mais-valia económica e um elemento cultural importante.
Elvas é uma cidade alentejana com importante tradição taurina, localizando-se neste concelho algumas das mais importantes ganadarias portuguesas, na sua totalidade o concelho tem três praças de toiros fixas, possuindo também várias praças desmontáveis, Elvas possui figuras distintas no mundo tauromáquico estando entre elas Joaquim Bastinhas e Marcos Bastinhas. O concelho de Elvas não se destaca apenas na tauromaquia nacional tendo sido a primeira praça onde o matador lendário Juan Belmonte vestiu pela primeira vez o traje de luzes. Na actividade taurina da cidade tem também grande destaque o Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas, um grupo que para além do destaque alcançado no mundo dos toiros, realiza uma actividade de interesse social e lúdico importante para a cidade.
É devido a todos estes factores de importância cultural e económica que é importante que a tauromaquia seja declarada Património Cultural Imaterial e de interesse municipal para que em Elvas a tauromaquia encontre mais um porto seguro, e a sua população jamais se encontre privada daquilo que são as suas raízes culturais.
Elvas quer defender a Arte Taurina!