Suspensão da Privatização da TAP Portugal SGPS
Para: Todos os Portugueses
PELA SUSPENSÃO DA PRIVATIZAÇÃO DA TAP PORTUGAL
Ex.mª Sr.ª Presidente da Assembleia da República,
Os trabalhadores da TAP Portugal e demais cidadãos interessados abaixo assinados, vêm manifestar publicamente a sua total discordância em relação à privatização da TAP Portugal SGPS, anunciada no passado dia 13 de Novembro de 2014, pelas razões que a seguir se invocam:
1. A TAP Portugal é uma Empresa de todos os Portugueses e considerada por nós uma extensão do Território Nacional, não podendo ser vendida sem o Governo demonstrar a utilidade pública desta venda, bem como a sua necessidade urgente e impreterível.
2. A TAP Portugal SGPS emprega mais de 12 mil trabalhadores directamente, e uma condução precipitada da sua venda, tendo por base as declarações dos vários interessados quanto à redução do número de trabalhadores, poderá prejudicar ainda mais a economia nacional e, neste caso específico, a própria sustentabilidade a curto/médio prazo da Segurança Social.
3. Esta privatização, tal como já demonstrado noutras Empresas do tecido empresarial do estado, publicas ou não, tal como PT, a EDP e a Cimpor, não protege os interesses nacionais.
4. Este modelo de privatização não protege adequadamente as Regiões Autónomas, o HUB de Lisboa, as rotas ultramarinas ou a Diáspora.
5. A calendarização para a venda da TAP Portugal SGPS, que este Governo, em fim de mandato e derrotado em todas as sondagens públicas, preconiza, não pode ser aceite.
Pelo exposto, os ora signatários solicitam que:
• Se suspenda o processo de privatização da TAP Portugal SGPS;
• Em sede de Comissão Parlamentar se proceda à avaliação, do modelo de privatização que o Governo propõe.
• Se proceda à realização de um referendo público, com carácter vinculativo, sobre se os Cidadãos Portugueses concordam com a privatização da nossa TAP Portugal, Companhia Aérea de bandeira.