Intenção de Criação de Sindicato da Geo Logia e Geoética

Para: Assembleia da República

Porque, ainda que pareça inverosímil, ainda existem Funções e Profissionais sem rosto, sem palco, sem voz, sem que se lhes permita existir, pisar Chão, fazer Caminho, Servir.

Porque o mais elementar Direito ao Trabalho e à Realização para muitos Profissionais empenhados numa Geo Logia Ética continua a ser Recurso Nacional com Valor Eco Sistémico ainda Omisso, Depreciado, Proibido de Circulação.

Porque apesar de revoluções e um sem fim de Instituições, decretos e decisões ditas democráticas, ditas maduras, ainda se recusa por opção a Dignidade do Trabalho, Carreira, uma Representação socio-profissional a um punhado de Trabalhadores-sem terra.

Porque dessa histórica Anulação-Ocupação cirúrgica de espaço vital e competências ainda não reza a História.

Porque representa Perigo de Morte efectivo, e é O Alto Risco A Constante na legitima expectativa Individual de Realização e Valorização de cada UM desses Profissionais.

Porque de modo indissociável e inevitável está também em Alto Risco o edifício Societário - Conjunto que se necessita Inteiro, Coeso, Completo -, porque separados sem Todos e Todo o Conhecimento em Acção Todos somos Vulneráveis, vivendo sempre na Eminência da Emergência, num permanente Estado de Catástrofe.

Porque, é O Estado de Desastre uma pérfida Falha Estrutural do Estado Português, um mortal virus pandémico politicamente criado, estirpe multi-resistente vector de múltiplas conveniências particulares e competentes distracções, é na Assembleia da República que por acção política deve a Discriminação e Extinção destes Profissionais e Saberes ser extinta.

Porque, NADA NUNCA MUDARÁ, a menos que UM NÓS O QUEIRAMOS !
Porque, TODOS DEPENDEMOS DE TODOS !
porque, SEM TODOS SOMOS FICMOS EXPOSTOS, VULNERÁVEIS !

Pelo mais elementar DIREITO à EXISTÊNCIA negado até aqui por objectivo e definido desenho político de Vontades inaceitavelmente ainda e sempre em FALTA, propõe-se este Movimento à Inovação Social pela criação de um SINDICATO de UNIÃO de GEO LOGIAS e GEOÉTICA.

Porque, foi a um Domingo que há 150 anos por decreto*, real, se limitou e confinou uma Geologia Inteira, Integrada, integradora em Geoética e de Serviço, é também simbolicamente a um Domingo sem qualquer diferença hoje dito de ética republicana que se reivindica e exige em sede própria Acção e Determinação na correcção de GRAVES ERROS por OMISSÕES-DEMISSÕES, denunciados por sucessivas FALTAS e FALHAS que a Todos afectam.

Porque se trata de inaugurar e defender uma verdadeira Cultura "de-Vida", com Dignidade, Ética, Justiça, Igualdade e de Paz Social, Segurança, Saúde, Inclusão, Coesão, Progresso, Sustentabilidade, Direitos e Deveres Constitucionais há gerações amputados, ofendidos, violados, urge actuar na Casa da Democracia para Bem de Todos e da Casa Comum.

Assinar a presente petição não compromete nem obriga os peticionários a compromissos de qualquer tipo, apenas dando-se a quem de direito nota da preocupação que estes Cidadãos comungam para com gravíssimas falhas éticas, políticas e institucionais em aspectos críticos do tecido-ecossistema-cultura sócio-funcional nacionais, OMISSÕES-DEMISSÕES tais que em Cidadania concordam, cabe em seu próprio benefício a todos denunciar, corrigir, acautelar.

Visa-se por este meio sensibilizar a Assembleia da República e todos os Poderes relacionados para factos e vazios Imorais, artifícios legais de Altíssimo Risco, considerando ser urgente repensar e colmatar estes ERROS em RESPEITO e JUSTIÇA para com PESSOAS, VIDAS, CARREIRAS, PLANETA, PAÍS, CONSTITUIÇÃO, UMA CULTURA .

* Através deste Diploma em 1869 a prática de uma Geo Logia enquanto Ética e práxis Cultural garante da Sustentabilidade ficou comprometida submetida que foi na sua génese a um Ministério das Obras Públicas e a ditames de engenharias económicas e sociais em abono de um processo de industrialização fomentado por um ideal de progresso assente na utilização sem escrúpulos de Territórios, Conhecimentos e Recursos. Realidade monolítica que apesar das consequências e pretensas revoluções verdes se mantém, sendo o escandaloso afastamento e extinção de Profissionais e Funções promotoras de Sustentabilidade e Prevenção no âmbito de uma Geoética como são os geólogos de Ambiente (e Profissionais de outros domínios igualmente descredibilizados, tidos como obstáculos), uma exigência e pérfida constatação de um modelo de desenvolvimento catastrofista.
  1. Actualização #1 Transversalidade. Outros Profissionais.

Criado em sexta-feira, 25 de Junho de 2021

Geologia num sentido lato do termo, de Lógica da terra, e por este modo numa Geoética abre-se como extensão natural a oportunidade de participação estatutária a todos os profissionais e profissões que partilham de uma visão integrada e alinhada com Valores e Princípios Naturais em respeito pela Existência, o Planeta e o Universo, os quais já incorporam (ou desejam fazê-lo) nas suas práticas estas premissas, através do uso mais consciente e equilibrado de matérias, energia, tempos, ritmos e espaços. Domínios e profissões de qualquer área desde que identificados com formas de relacionamento ético, saudável e sustentável são por esta razão passíveis de serem representadas por esta forma.