Semáforo Nutricional Obrigatório

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República

O Semáforo Nutricional é um sistema de informação nutricional que o Continente utiliza nos seus produtos de marca própria, permitindo ao consumidor uma escolha mais informada e consciente.

Este sistema associa um código de 3 cores à percentagem de dose de referência para 4 nutrientes específicos - gordura, gordura saturada, açúcar e sal - tendo em conta a dose de alimento.

Este sistema é muito eficaz a ilustrar num instante se um produto é bom ou mau para a saúde e a garantir que o consumidor tem o máximo de informação na tomada de decisão na escolha dos produtos.

Por este motivo, venho por este meio solicitar ao Governo e à Assembleia da República que aprovem um decreto de lei onde a utilização do sistema do Semáforo Nutricional seja obrigatório em todos os produtos processados e embalados que contenham rótulos nutricionais, seja de marcas nacionais ou internacionais. Tal não só justifica-se pela melhoria efetiva da alimentação e saúde da população, como também por motivos económicos uma vez que gera poupanças na despesa anual do Sistema de Nacional de Saúde devido ao efeito de prevenção.

Como é óbvio haverão sempre exceções, como por exemplo os produtos frescos e outros vendidos a granel, mas se todos os restantes tiverem o semáforo nutricional no rótulo, já é meio caminho para uma vida mais saudável.

Esta petição foi criada em 29 junho 2019