Petição A cultura é de todos e para todos.
Para: Presidente da Câmara Municipal de Barcelos
A JSD Barcelos vem demonstrar publicamente o seu descontentamento com o fim do programa SUBSCUTA, entendemos o seu fim como sinónimo de amputação aos valores e cultura intrínsecos à juventude barcelense.
O Subscuta foi um programa apresentado pela "Opções" algures entre 2003 e 2004 e todos os esforços foram feitos pela EMEC para que o então Presidente da Câmara, Dr. Fernando Reis, disponibilizasse as verbas necessárias para o lançamento do programa. Na altura, tal como hoje, este programa era absolutamente necessário para a formação de públicos e para o lançamento de novos artistas no Concelho. É, sem dúvida, a forma ideal de promoção de novos valores e uma peça fundamental na difusão cultural da cidade.
"O Subscuta acaba por falta de dinheiro", foi com estas palavras que o presidente da Câmara Municipal anunciou, na passada quarta-feira, o fim do evento, que custou, em 2011, cerca de 75 mil euros ao Município.
Barcelos vê assim a sua oferta cultural ser amputada com o argumento de falta de verbas, numa altura em que o Partido Socialista de Barcelos:
1- É notícia por desafiar a TROIKA.
2- Gasta meio milhão de euros em advogados.
3- Gasta mais de 200 mil euros em propaganda municipal.
4- Promove conferências de imprensa para informar que "a situação financeira do município é "invejável".
Por tudo isto, a JSD Barcelos não aceita o fim do Subscuta e vem demonstrar o seu descontentamento.
Pelas razões apontadas, a JSD vai promover um abaixo-assinado para que o projecto que ao longo de seis anos levou mais de 100 actuações ao Auditório da Biblioteca Municipal, não termine.