Não à construção de edifício de 4000m2 na Travessa Artur Lamas

Para: Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Senhores Vereadores da Câmara Municipal de Lisboa, Senhores Deputados da Assembleia Municipal de Lisboa, Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Alcântara

Num bairro em que a densidade de construção já é extremamente elevada, em que o estacionamento é escassíssimo pela acumulação de moradores, alunos da Universidade Lusíada, trabalhadores de fora que vão para o centro de Lisboa e ali deixam as suas viaturas e comércio, somos absolutamente contra a construção da prevista residência de estudantes na Travessa Artur Lamas (Freguesia de Alcântara, Lisboa), https://promiris.com/pt-pt/projecten/lamas/

Estão previstos 2 anos de obras para mais de 4000m2 de área, 4 andares, com mais de 120 quartos para mais de 160 habitantes, o que se torna totalmente incompatível com a vivência neste bairro, já sem estacionamento para os actuais residentes e sem espaços verdes.

Neste espaço, a existir alguma construção deveria ser de área e altura bastante reduzida, permitindo, isso sim, espaço utilizado para estacionamento e uma área verde.

Mais, o licenciamento foi feito como Edifício de Equipamentos quando, conforme é claro no Artº 4 do PDM de Lisboa, deveria ser um Edifício Habitacional o que, legalmente, exige um número muito mais elevado de lugares de estacionamento (no mínimo 125). No entanto, mesmo como Edifício de Equipamentos deveria ter no mínimo 25 lugares e este licenciamento aprovou apenas 17 lugares!

De referir ainda que o Índice de Edificabilidade deste projecto é mais do dobro do legalmente previsto. A questão da impermeabilização do solo numa localização de Muita Elevada Vulnerabilidade a Inundações, a existência de cerca de 1500m2 de uma área considerada pela CML como Logradouros Verdes Permeáveis a Conservar, o parecer dúbio da DGPC quanto às Zonas Gerais e Específicas de Protecção, a cobertura aprovada com mais de 100 equipamentos de AVACs muitas questões levantam quanto à legalidade do licenciamento e à adequação à estrutura e vivência do bairro.

Esta petição foi criada em 26 março 2021