Petição Movimento Rio Alva
Para: Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ambiente do Território LISBOA
EM DEFESA DO RIO ALVA
*
MOVIMENTO "RIO ALVA”
Destinatários:
- Ministério da Agricultura,
do Mar, do Ambiente e do Ambiente do Território
LISBOA
- Comissão de Coordenação e Desenvolvimento
Regional do Centro
COIMBRA
- Câmara Municipal
ARGANIL
- Câmara Municipal
TÁBUA
Sendo do conhecimento público a existência de um projeto para a construção de uma mini hídrica no rio Alva, entre Coja e Secarias, o MOVIMENTO “RIO ALVA” deseja juntar a sua voz às instituições públicas e privadas, outros movimentos com o mesmo fim, e aos cidadãos isolados que se MOSTRAM CONTRÁRIOS ao empreendimento.
Se o leito do rio Alva ficar sujeito a mais uma intervenção de tamanha envergadura, agravam-se os problemas ambientais de um corredor ecológico que, mau grado os erros cometidos no passado recente (concretamente, a mini hídrica implantada entre Avô e Vila Cova de Alva), ainda permite a existência harmoniosa de múltiplos seres vivos, alguns em vias de extinção, fauna e flora.
Além do mais, esta mini hídrica, a ser construída, a exemplo de outras, prejudicaria o caudal do rio pela variabilidade do nível médio das águas.
A produção energética seria pouco significativa e o retorno económico pouco relevante, inclusive na criação de postos de trabalho.
Junte-se a todos estes factos a morte, já anunciada, da maioria das actividades ligadas ao Turismo e encontramos motivos suficientes para dizermos NÃO a este projeto!
Meda de Mouros, 30 de Novembro de 2012