Proibição de fumar dentro dos carros na presença de crianças.
Para: Ministério da Saúde
Exmo. Sr. Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo
Os signatários propõem a proibição de fumar dentro dos carros na presença de crianças, pelos seguintes motivos:
1) O fumo passivo é composto por um conjunto de substâncias cancerígenas e tóxicas que causam muitos problemas à saúde das crianças e por isso o governo tem a obrigação e a responsabilidade de assegurar que as crianças estão em ambientes seguros e saudáveis.
2)As crianças não são capazes de comunicar e não podem abandonar um carro mesmo que este esteja cheio de fumo.
3)A lei exige que os carros disponham de dispositivos de segurança para as crianças se sentarem, por razões de saúde e segurança. Por motivos semelhantes deve ser proibido fumar no carro, para proteger as crianças dos efeitos negativos na saúde resultantes da exposição ao fumo passivo em veículos.
4)As crianças aprendem na escola e através da educação para a saúde não formal, que o tabagismo e o fumo passivo são prejudiciais. Permitindo que se fume perto de crianças em carros estamos a enviar mensagens inconsistentes para as crianças.
5)A proibição de fumar no carro seria semelhante a outras restrições sobre os comportamentos dos condutores que são necessárias para a saúde pública e a segurança, tais como a proibição de conduzir sob o efeito de álcool ou outras drogas, a obrigatoriedade de utilização dos cintos de segurança, ou a proibição do uso do telemóvel.