Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado CONTRA a "poda selvagem" de árvores na Av. Guerra Junqueiro (Lisboa)

Para: Assembleia de Freguesia do Areeiro

Os subscritores deste Abaixo-Assinado exprimem assim a sua indignação perante a poda selvagem que destruiu a maioria das árvores de uma das avenidas comerciais mais frondosas da cidade.

Os lisboetas, moradores, comerciantes e defensores de uma Cidade Verde, em geral, protestam contra:
...a falta de Participação Cidadã na intervenção na avenida. Os moradores não puderam assim participar de um processo que os afecta directamente, nem proporem soluções, nem impedirem os exageros que - manifestamente - vieram a acontecer.
...contra o abate de 22 dos mais de 50 freixos deste logradouro, árvores saudáveis, com o pretexto de assim se impedir a "queda de ramos" sobre transeuntes e veículos. O mesmo objectivo poderia ser alcançado com uma poda menos radical.
...a falta de acompanhamento da Junta sobre esta "poda selvagem": a concentração de árvores onde - nas palavras do próprio presidente de junta "a poda foi longe demais" significa que a empresa que trabalhou no espaço começou a intervenção sem o devido acompanhamento autárquico: “aí espalharam-se um bocadinho, mas depois pusemos as coisas a ser bem feitas”).
...com esta "poda selvagem" e radical alterou-se completamente a imagem visual (com mais de 60 anos) e por muitos anos, a imagem de uma das mais comerciais avenidas lisboetas.
...a "poda selvagem" foi feita na altura errada do ano e a sua radicalidade vai expor os freixos a doenças, dificultar a cicatrização dos troncos e colocar em risco a sobrevivência futura das metade restantes de árvores que a Junta não tencionava abater.

Por estas razões e pela falta de Participação Cidadã neste processo de "poda selvagem" dos freixos da Avenida Guerra Junqueiro:

Se CONCORDA, assine e divulgue
(vamos entregar a petição na Assembleia de Freguesia do Areeiro de Junho)
  1. Actualização #5 Os freixos podados na Pç de Londres estão melhor

    Criado em 25 de maio de 2015

    Aparentemente, o tratamento (poda) dada aos freixos da Praça de Londres, com a mesma idade, tipologia e problemas, foi muito mais suave e moderado que o radicalismo que se observa nas primeiras árvores da Guerra Junqueiro. Queremos crer que este bom senso - assim aparentemente demonstrado - é um produto deste abaixo assinado.

  2. Actualização #4 As "Podas" hoje estão na Praça de Londres

    Criado em 14 de maio de 2015

    Uma empresa não identificada, com técnicos da autarquia sem identificação, mas com forte escolta policial começaram hoje, num dia de semana, em hora laboral, pelas 7 da manhã a operação de "poda" dos freixos desta emblemática praça lisboeta.

  3. Actualização #3 Cartazes arrancados

    Criado em 14 de maio de 2015

    Alguém arrancou hoje, praticamente todos os cartazes colados por moradores e pelo MaisLisboa na Avenida Guerra Junqueiro que apelavam à subscrição deste Abaixo-assinado. Paradoxalmente, no mesmo local onde estão (e permaneceram toda a noite) dois polícias municipais.

  4. Actualização #2 Cartazes apelando à subscrição do Abaixo-assinado

    Criado em 12 de maio de 2015

    Foram hoje colocados em vários locais da Praça de Londres e da Avenida Guerra Junqueiro

  5. Actualização #1 Atenção! Mais "podas" de freixos dia 14 e 15 !

    Criado em 11 de maio de 2015

    Atenção ! Depois da desastrosa "intervenção" da Junta de Freguesia do Areeiro, desta feita serão os freixos da Praça de Londres que a 14 e 15 deste mês serão "podados". A seguir - com preocupação - dadas as consequências da última intervenção que haveriam de levar à criação deste Abaixo Assinado




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 09 maio 2015
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
900 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.