Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

REAVALIAÇÃO DA LEGISLAÇÃO SOBRE A PESCA LÚDICA NAS ZPP MÉDIO TEJO

Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

PETIÇÃO PARA REAVALIAÇÃO DA LEGISLAÇÃO SOBRE A PESCA LÚDICA
NAS ZPP (Zonas de Pesca profissional) DO MÉDIO TEJO.

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República,

Considerando que:

A prática da pesca lúdica foi desde sempre uma atividade de lazer que promove o bem-estar e o convívio social, com especial relevância nas zonas ribeirinhas do interior do País. Nas zonas ribeirinhas da região, a pesca lúdica é muitas vezes argumento, para os praticantes confraternizarem entre eles ou reunirem as famílias nas margens do Rio Tejo. A pesca lúdica nas zonas ribeirinhas é também a atividade que permite a muitos aposentados, usufruir de uma atividade saudável, ao ar livre e do contacto com a natureza, procurando alguma paz e a serenidade merecida.

Não são percetíveis razões científicas, ambientais, de preservação ou de proteção de espécies, para que nas ZPP´s em causa, a pesca profissional e a pesca desportiva sejam permitidas e a pesca lúdica seja proibida.

A proibição da prática da pesca lúdica nas ZPP´s provoca um sentimento de injustiça social, um impacto negativo na promoção turística das regiões em que as ZPP´s se inserem e na atividade económica ligada à pesca lúdica e outras, tais como o comércio, a restauração e a hotelaria.

A pesca lúdica contribui para a criação de emprego, o desenvolvimento económico das regiões, para o bem-estar das populações e é fator importante na promoção do Rio Tejo como fonte de natureza e de turismo.

Nestes termos, solicitam-lhe que:

Recomende aos órgãos de soberania, a reavaliação dos termos:
da alínea a) do nº20 do Edital do ICNF para a ZPP Rio Tejo – Constância/Barquinha de 23 de Novembro de 2020 (https://www.icnf.pt/api/file/doc/24400dbb9f509846),
da alínea a) do nº19 do Edital do ICNF para a ZPP Rio Tejo – Ortiga de 23 de Novembro de 2020 (https://www.icnf.pt/api/file/doc/b719c33796df39d1),
contribuindo dessa forma para uma regulamentação mais justa, equilibrada e conducente com os anseios das populações da região.


Grupo Unidos pelo Tejo
  1. Actualização #1 São necessárias 4500 assinaturas

    Criado em sexta-feira, 2 de Julho de 2021

    São necessárias 4500 assinaturas. Partilhe nas redes sociais. Hoje pelo Tejo!!! Amanhã por Todos!!! Por um Tejo de Todos!!!




Qual a sua opinião?

REAVALIAÇÃO DA LEGISLAÇÃO SOBRE A PESCA LÚDICA NAS ZPP MÉDIO TEJO, para Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República foi criada por: Grupo Unidos pelo Tejo.
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.190 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.