Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Proibir a venda de coleiras de choques, de estrangulamento ou de picos para passear ou treinar o seu cão

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da Republica; Primeiro Ministro; Liga Portuguesa dos direitos dos animais; Escola de cães guia; Ordem dos médicos veterinários; Treinadores; Especialistas em comportamento animal; Ex.mo Chefe do Estado Maior das Forças Armadas; Comando Geral da GNR, Comando Geral da PSP

Proibir a venda de coleiras de choques, de estrangulamento ou de picos para passear ou treinar o seu cão

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da Republica; Primeiro Ministro; Liga Portuguesa dos direitos dos animais; Escola de cães guia; Ordem dos médicos veterinários; Treinadores; Especialistas em comportamento animal; Ex.mo Chefe do Estado Maior das Forças Armadas; Comando Geral da GNR, Comando Geral da PSP

- As coleiras de choques, emitem uma descarga electrica que causa dor no animal, e inibe o comportamento que ele está a ter no momento, MAS NÂO ENSINA O COMPORTAMENTO CERTO!
- As coleiras de estrangulamento, bem como as coleiras de picos causam dor no animal, podem inibir o comportamento que ele está a ter no momento, MAS NÂO ENSINAM O COMPORTAMENTO CERTO!

Os donos e ou treinadores que usam estes métodos para ensinar cães fazem-no por desconhecimento da forma correta de o fazer. Mesmo que estas acções não resultem em morte do animal, tem efeitos muito negativos na relação do cão com o meio ambiente e com os seus próprios tutores e por isso nao pode ser permitida a sua venda em lojas, sites ou qualquer outro meio.


Afinal usar estranguladoras, picos, choques não fazem mal ao cão? Não infligem dôr?

Pense na analogia “ uma picada de agulha não pica ” e claro que tem a sua resposta.
A dor não é igual para todos, e para os cães tambem não, e não é preciso ser um génio para saber isso.
Se ficar com o pescoço apertado e lhe faltar ar nos pulmões para todas as pessoas isso é muito desagradavél e outras entram num pânico geral. E se nesse momento alguem puxar ainda mais um pouco? Claro que ninguem se vai sentir confortavel, nem os cães.
Imagine que é um cão, que vê um outro cão e por isso ladra porque quer ir ter com ele, ou ladra porque quer ser agressivo para esse cão, se nesse momento levar um choque? Inibe esse comportamento e para de ladrar, mas aprendeu o comportamento certo? Exacto, como é um cão, é irracional e por isso vai associar que sempre que vir um outro cão vai levar um choque. Esse comportamento vai aumentar.
Este tipo de pensamento mostra um pouco, sobre os que não se importam de claramente causar dor ao seu cão, ou ao cão do seu cliente.

O que dizem os profissionais tradicionais?

Dizem que não doi ao cão, que estes métodos são inofensivos e que as coleiras tem um picos “ moles e fofos “, que não estrangula, que o ar permanece nos pulmões, e que a intensidade dos choques é muito pequena para causar a morte do animal.

Questiona-se

- Se assim é, se NÂO CAUSA transtorno, nem INCOMODO, para que serve e porque CONTINUA A SER USADA? E porque não usam uma normal ou alternativas melhores ainda?



O que dizem os profissionais do treino moderno e cientifico?

Que existem problemas comportamentais associados ao seu uso:

- subida dos niveis de cortisol
- reactividade a outros cães
- reactividade a pessoas
- reactividade ao andar à trela
- transtorno mental
- frustração
- ansiedade
- stress
- nervosismo
- escalada da agressividade

Que existem problemas fisiológicos associados ao seu uso:

- Pré-colapso ou colapso total da traqueia
- Vómitos quando passeia
- Tosse quando passeia

Os animais NÂO podem sofrer maus tratos de espécie nenhuma por parte dos seus tutores, legais proprietários ou terceiros. A lei de protecção aos animais precisa de melhorar, de fiscalizar e de proibir algumas práticas em definitivo. Desta forma, impedimos o abuso contra os animais e estimulamos outras formas de treino modernas e cientificas, sem a utilização de métodos crueis. Este tipo de equipamentos “controlam os cães através da força e do medo” não os ensinam a ter comportamentos correctos.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
221 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.