Passeio pedonal na EN242 Alfeizerão - São Martinho do Porto

Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

Apresentamos Petição Pública no sentido de propormos uma intervenção de requalificação na N242, na porção que une Alfeizerão a São Martinho do Porto, com construção de passeio pedonal, idealmente com ciclovia.
A N242 atravessa o centro de Alfeizerão e une esta povoação a São Martinho do Porto. Trata-se de uma via de circulação rodoviária que é, adicionalmente, utilizada por peões de forma constante. Esta utilização é diversa e inclui, por exemplo, adultos que se deslocam entre as duas povoações, veraneantes que procuram a praia (predominantemente no Verão, mas também durante o resto do ano). Adicionalmente, em consequência do centro escolar localizado em São Martinho do Porto servir os estudantes de Alfeizerão, verificamos que também crianças e jovens utilizam esta via a pé ou de bicicleta.
No entanto, esta via não possui passeio e a utilização da mesma por peões acarreta um perigo significativo para a sua segurança. Sublinhamos que se trata de uma estrada nacional e que na porção entre as duas localidades o limite de velocidade é de 90 km/h.
Assim, de modo a ser possível proporcionar as condições de segurança adequadas à utilização que esta via está a ter, propomos que seja realizada uma intervenção de requalificação da mesma, que inclua a construção de um passeio pedonal, idealmente com ciclovia na N242. Sugerimos que esta se estenda entre os seguintes pontos: N39º29’56 / W9º05’40 e N39º30’13 / W9º07’47 (coordenadas obtidas via Google Earth), com extensão aproximada de 3,3 Kms.
Agradecemos o tempo que disponibiliza para atender a nossa questão. Acreditamos que a concretização deste projeto melhorará as condições de mobilidade e segurança dos nossos cidadãos.

Esta petição foi criada em 20 dezembro 2018