Petição Construção Palácio de Cristal - Oitocentista

Para: Portugueses

Dirigo-me a todos os Portugueses, em concreto aos Portuenses, apelando à subscrição desta petição que vai no sentido de pressionar as entidades competentes para:

Construção de uma réplica do lindissimo e demolido Palácio de Cristal

Breve História: - O Palácio de Cristal de outrora foi iniciado a sua construção no sec XIX em 1861, na cidade do Porto, inaugurada a 18 de Setembro de 1865 pelo Rei D.Luis I de Portugal, concebido para receber a grande Exposição Internacional do Porto.

Munido de uma beleza arquitectonica o seu mentor o arquitecto Inglês THOMAS DILLEN JONES, inspirado no Crystal Palace em Londres, projectou talvez o monumento mais belo da cidadede do Porto.

Em 1933, o Palácio e seus jardins foram adquiridos pela a Camara Municipal do Porto.

Em 1951 é demolido para construção do pavilhão dos desportos, Rosa Mota, em betão armado...

Simplesmente uma "aberração".

Luis Filipe V.C.Guimarães