Milhões de heróis, 1 causa

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República

Milhões de heróis, 1 causa

Um ser mais preocupado com a natureza é um ser mais humano.

a) Um desígnio nacional
A assinatura desta petição visa legitimar o governo português a elaborar um plano de ação imediata para a duplicação em território nacional de todas as metas estipuladas, em cada momento, no Acordo de Paris e no Pacto Ecológico Europeu.

b) Em defesa da vida no planeta, em defesa da humanidade
No respeito devido à natureza esta petição parte de si, do seu exemplo. A sua assinatura sustenta uma vontade de mudança e defende a saída desta crise sujeita a um plano de desenvolvimento sustentado e em torno de um desígnio ecológico comunitário sem precedentes.
Com a Revolução Agrícola e a Revolução Industrial colocámos a natureza ao nosso serviço. A Revolução Digital veio possibilitar a missão crucial de elevar a humanidade ao serviço da natureza, de tornar real o que falta fazer: a Revolução Humana.

c) Erguendo, de mão em mão, uma vontade de futuro
Numa luta nacional sem donos nem lados nem exclusões, apenas com o inimigo de sempre: o Velho do Restelo que teima em dizer que não temos nem a força, nem a coragem e que estamos condenados à resignação e ao que nos é imposto.
Ao abraçar e passar de mão em mão este desígnio comum deixamos vincada a disposição em sacrificar algo no presente, e em mudar velhos hábitos, para devolvermos o sonho e o futuro a quem mais merece: aos nossos filhos, aos nossos netos, aos vindouros.

d) O momento é Agora
Todo o sofrimento que esta crise traz consigo, aliada às evidências apresentadas pela ciência, tem de nos acordar para a inevitável mudança.
Não podemos esperar mais!
Este é o momento certo e Portugal tem a dimensão e a responsabilidade históricas que nos convocam a todos. Não temos de esperar pelos outros, temos, isso sim, de escrever o nosso próprio caminho e de ser o que queremos ser: exemplares.

e) Vamos mudar Portugal!
O futuro declarado por cada cidadão num exemplo democrático nunca antes visto.
Incluímos nesta missão todos os portugueses residentes no país e no estrangeiro e os estrangeiros residentes em Portugal.
O mundo saberá traduzir estes sinais de esperança!

f) Sem deixar ninguém para trás
Em todas as atividades consideradas não sustentáveis dever-se-á intentar a reconversão das mesmas. Nos casos em que a reconversão seja de todo inviável, tanto empresários como trabalhadores deverão ser devidamente apoiados. Em caso algum poderão ser abandonados.

g) Porque esta é a causa das nossas vidas.
Esta é uma causa difícil mas sabemos ser a causa certa.
Aquela pela qual, para o bem ou para o mal, seremos um dia lembrados.

Acredite, assine e partilhe com uma mensagem sua.

Esta petição foi criada em 17 maio 2020