Reembolso NOS ALIVE 2020

Para: NOS Alive, Everything Is New

Não é novidade nenhuma que em tempos críticos como os que enfrentamos nos últimos meses que a maioria dos grandes eventos acabam por ter de ser remarcados ou totalmente cancelados.

Vários artistas tiveram de adiar ou simplesmente cancelar digressões por inteiro devido à instabilidade da situação em que nos encontramos (COVID-19) e como forma de assegurar a segurança e saúde pública e pessoal de todos. Alguns festivais inclusive tiveram o mesmo posicionamento.

Perante esta situação é senso comum, permitir aos portadores de bilhete, auxiliar e proceder a um pedido de reembolso total do valor de bilhete diário (ou packs de vários dias).

Não só o NOS Alive tem mantido um posicionamento público mais silencioso como tem ocultado informação atempadamente aos seus espectadores. Mesmo quando uma das artistas de cartaz (Taylor Swift) anunciou o cancelamento da sua digressão - e posteriormente o NOS Alive comunicou ao seu público - o festival continua a não solucionar os pedidos de reembolso referindo sempre que estão a fazer os possíveis para manter o mesmo cartaz para uma próxima edição (o que será impossível, tanto para artistas de palco principal como secundário). Ainda, o NOS Alive tem adiado ao máximo a comunicação de eventual cancelamento desta edição quando todos os restantes eventos culturais já tomaram medidas. Foi necessário a BLITZ fazer um artigo relacionado ao adiamento desta edição para que houvesse um "melhor" esclarecimento (https://blitz.pt/principal/update/2020-05-06-NOS-Alive-nao-se-realiza-este-ano-afirma-Isaltino-Morais) assim como a proibição da realização de qualquer festival em Portugal até dia 30 de Setembro foi comunicada por outras entidades em primeira mão.

Aguardar por entidades terceiras para se pronunciarem sobre decisões de um festival é uma atitude lamentável.

Sabemos que o setor cultural está bastante fragilizado, somos conscientes de que este setor como muitos outros sofreram e sofrerão económica. Somos também conscientes que um bom festival não se faz sem uma boa organização, sem produtores, técnicos, artistas entre outras entidades, mas não nos podemos esquecer que sem público um festival não tem sucesso esse respeito mútuo tem de existir!

Deste modo, pedimos à organização do NOS Alive 2020 que permita aos portadores de bilhete para a edição deste ano, o pedido de reembolso dos mesmos. Deve ser uma escolha nossa assistir a um festival, um evento qualquer quando quisermos, e não sermos obrigados a guardar bilhetes de custo elevado à espera de um outro festival com ou não os mesmos artistas.

Não queremos bilhetes revalidados, não queremos vouchers. Queremos poder ESCOLHER ter o nosso dinheiro de volta.

(ENG)

It is no surprise that in critical times like the one we have faced in the last few months that most major events end up having to be rescheduled or canceled altogether.

Several artists had to postpone or simply cancel tours entirely due to the instability of the situation in which we find ourselves (COVID-19) and as a way of ensuring the public safety and personal health of everyone. Some festivals had the same positioning.

Given this situation, it is common sense to allow ticket holders to assist and proceed with a request for a full refund of the daily ticket value (or multi-day packs).

Not only has NOS Alive maintained a quieter public position, it has been hiding information from its viewers in a timely manner. Even when one of the headliner artists (Taylor Swift) announced the full cancellation of their tour - and later on NOS Alive communicated to their audience - the festival still does not allow refund requests, always "assuring" that they are doing their best to maintain the same line-up for an upcoming edition (which will be impossible for both main and secondary stage performers). In addition, NOS Alive has postponed communication of any cancellation of this edition as much as possible when all other cultural events have already taken action. It was necessary for BLITZ to make an article related to the postponement of this edition so that there would be a "better" clarification. Just like the decision of not allowing all festivals in Portugal until 30th of September was announced by the media beforehand.

Waiting for third parties to comment on festival decisions is a regrettable attitude.

We know that the cultural sector is currently very fragile, we are aware that this sector, like many others, has suffered and will suffer economically. We are also aware that a good festival is not possible without a good organisation, without producers, technicians, artists among other entities, but we also must not forget that without a public a festival is not successful, this mutual respect must exist!

Therefore, we ask the NOS Alive 2020 organisation to allow ticket holders for this year's edition to request a refund. It must be our choice to attend a festival, any event at any time, and not be obliged to keep high-cost tickets waiting for another festival with or without the same artists.

We don't want revalidated tickets, we don't want vouchers. We want to be able to CHOOSE to have our money back.

Esta petição foi criada em 07 Maio 2020