Pelo não retorno às aulas presenciais nas escolas secundárias

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República; Ex.mo Senhor Primeiro Ministro; Ex.mo Senhor Ministro da Educação

1 - Considerando que a evolução da pandemia por Covid 19 é desconhecida;
2 - Considerando que o número de infecções diárias em Portugal ainda é elevado;
3 - Considerando que um retorno às Escolas poderá resultar num agravamento da situação de saúde pública;
4 - Considerando que os alunos aumentarão o risco de adoecerem e assim poderem não realizar os exames nacionais;
5 - Considerando que houve investimento e empenho dos professores no domínio das tecnologias do ensino à distância e que neste momento estão adquiridas e em pleno funcionamento;
6 - Considerando que houve empenho e esforço financeiro das Câmaras e das Juntas de Freguesia em atribuir computadores aos alunos mais carenciados, de modo a uniformizar as condições de acesso ao ensino à distância;
7 - Considerando que a RTP Madeira transmite aulas do 11º e 12º anos a que todos os alunos podem assistir;
8 - Considerando que nem todos os alunos terão a garantia de segurança para si e para as suas famílias, assim como para os Professores e auxiliares de educação ao voltar à escola;
9 - Considerando que não é o retorno dos alunos mais velhos, do 11º e 12 anos, que vai estimular a economia, permitindo que os pais que regressem ao trabalho; pois estes jovens são autónomos no seu dia-a-dia e no trabalho escolar que realizam em casa;
10 - Considerando que inúmeros pais e encarregados de educação não querem que os seus filhos regressem à escola na atual conjuntura de pandemia;
11 - Considerando que não vai ser feito um levantamento do numero de alunos e de professores que pretendem e vão regressar às aulas presenciais em cada escola;
12 - E, ainda, considerando que é possível continuar o ensino a distância de modo a preparar os alunos para a realização dos exames nacionais da forma mais serena possível, não comprometendo assim o final do ano letivo nem a realização dos exames nacionais;

Vimos, por este meio, solicitar a Excelências que:
1 - Cancelem a reabertura das aulas presenciais nas escolas secundárias;
2 - Continuem o ensino à distância de modo a que os alunos do 11º e do 12º anos possam realizar os exames nacionais necessários nas datas marcadas reabrindo as escolas apenas para a realização dos exames nacionais.

Vamos proteger a comunidade educativa: alunos, professores, pais e encarregados de educação, de modo a ser possível os alunos realizarem os exames nacionais em boas condições de saúde.

Esta petição foi criada em 30 abril 2020